Resultados dos Exames Nacionais de 6.º e 9.º ano

2011 – Um ano de excelente qualidade

Dia 17 de outubro foram divulgados, por vários órgãos de comunicação social, os resultados dos Exames Nacionais de 6.º e 9.º ano de escolaridade, referentes ao ano letivo 2011/12. Na reunião geral de professores de 17 julho, na apresentação dos resultados do Agrupamento de Colares, era expectável um  resultado Muito Bom nos Exames Nacionais do 6.º ano e um resultado Bom nos Exames d0 9.º ano. A divulgação dos resultados nacionais confirma o vaticínio inicial. Nos resultados do 6.º ano, a escola EB 2, 3 de Colares alcançou um resultado de enorme relevo. Uma média absoluta de 3,25 valores que nos posicionou na 177ª posição, num universo de 1136 escolas. Língua Portuguesa obteve 3,17 valores e Matemática 3,34 valores.

Numa análise concelhia, ocupamos a 8.ª posição, incluindo todas as escolas privadas e a 3.ª, se forem contempladas apenas as escolas públicas. As duas primeiras escolas públicas do Concelho de Sintra são a D. Pedro IV e a Egas Moniz, ambas na cidade de Queluz. Numa análise aos resultados isolados, na disciplina de Matemática, estamos em 5.º lugar no Concelho e no 1.º nas escolas públicas. Um resultado excelente se a estes dados acrescentarmos a variável de contexto que mais influencia os resultados escolares dos alunos – o estatuto socio económico das famílias. A escola de Colares é a menos favorecidas nesta variável em comparação com todas as escolas do Top10 do Concelho de Sintra. Em relação aos resultados do 9.º ano, embora não sejam tão significativos, não deixam de ser bons.

No plano nacional, obtivemos a posição 570, num universo de 1320 escolas, com uma média de 2,80 valores. Ainda assim, bem dentro da primeira metade da tabela. Numa análise concelhia, obtivemos a 9.ª posição, incluindo escolas públicas e privadas e 5.ª apenas com escolas públicas. Nesta análise, no entanto, a única escola com melhores resultados e com um indicador socioeconómico igual ao nosso foi a escola do Alto dos Moinhos (Terrugem), que obteve uma média de 2,86 (mais seis centésimas).

Estes resultados, associados a uma melhoria gradual dos resultados do 4.ºano de escolaridade nos últimos seis anos, são o reflexo de um trabalho consistente e continuado desta comunidade que se alicerçou em múltiplos fatores que importa neste momento realçar, porque nada é fruto do acaso, a saber: os variadíssimos apoios educativos disponibilizados aos alunos pelos grupos disciplinares de Matemática e Língua Portuguesa, traduzidos em salas de estudo, apoios individuais, parcerias de sala de aula, articulação vertical, plano da Matemática, áreas de projeto associados à escrita criativa e à Matemática, aulas de preparação para os exames, um clima de escola de rigor, exigência e disciplina, o trabalho colaborativo entre professores, horários compatíveis e concebidos para promover o sucesso, aulas de substituição com professores da disciplina (permutas), apoio da biblioteca no acompanhamento de atividades de complemento curricular, a preocupação com o desenvolvimento profissional de professores, assistentes técnicos e auxiliares de ação educativa, o cuidado com um desenvolvimento organizacional e curricular, a valorização da formação interna e a partilha de práticas docentes com a realização de um seminário profissional, a diversidade da oferta educativa e os encaminhamentos profissionais, o apoio técnico em psicologia, as parcerias externas na área da educação, a comunhão de objetivos com alunos e respetivos encarregados de educação, o desdobramento das turmas nos turnos de Ciências Naturais no 2.º ciclo e, sobretudo, o empenho e dedicação de professores e alunos. Nada na legislação impede que continuemos a desenvolver estes e outros projetos que, como se constata, têm produzido muito bons resultados. Relembro que, na literatura específica, as três variáveis internas que mais influenciam a melhoria dos resultados escolares dos alunos são: primeiro, 50% dos resultados são empenho, estudo e dedicação dos alunos, segundo, a qualidade dos professores e terceiro, uma liderança de proximidade que envolva todos os atores educativos e que incentive, facilite, apoie e colabore no desenvolvimento de uma organização com pensamento crítico, com acolhimento de ideias diferentes tantas vezes inovadoras e criativas. Tudo isto é um processo metódico de pequenos e consistentes passos que é necessário alimentar e acarinhar permanentemente. Este é o momento de saborear e simultaneamente compreender que os resultados passados de nada nos servirão no futuro, o caminho é continuar no mesmo rumo.

Consulte aqui os resultados do Jornal “O Público”

 Nuno Cabanas

3 comentários para “Resultados dos Exames Nacionais de 6.º e 9.º ano”

  1. Apesar das mudanças substanciais que temos vindo a atravessar desde o ano lectivo passado, está nas mãos de todos aqueles quantos são protagonistas do acto educativo – alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação – demonstrar que a escola pública é uma escola de qualidade, verdadeiro laboratório de projectos de vida bem estruturados e triunfadores. Semelhante ambição só se atinge com muito empenho de todos, elevado profissionalismo e muita harmonia. Só depende de nós mantermos essa fasquia. Todos empenhados no mesmo objectivo conseguiremos. Agradeço por isso a todos os protagonistas do sucesso educativo alcançado em 2011 nos exames nacionais – alunos e professores. E que este ano lectivo tenhamos novamente razões para o reafirmar!

    Ana Bernardo

  2. Vamos continuar!
    Uma eficaz gestão flexível e utilização inovadora da componente não letiva dos professores podem contribuir para a continuidade das estratégias implementadas…

    Para mais informação sobre os resultados, consultar tratamento estatístico comparativo dos resultados dos exames nacionais e da avaliação interna…Disciplina de Indicadores de qualidade das aprendizagens – Moodle.

  3. Um marco nas nossas vidas, de toda a Comunidade Escolar que perdurará nas memórias de todos que viveram / vivem intensamente esta Escola, que contribuem e a projetam serenamente assim desta maneira: com esperança num Mundo maior, mais equilibrado, eficaz ,
    Um momento motivante, feito de tantos outros significativos na vida das Escolas da região de Colares, aqui tão perto de ” onde a terra se acaba e o mar começa “.

Enviar