A Biblioteca Escolar

O passado mês de outubro foi o Mês Internacional da Bibliotecas Escolares, tendo sido o dia 22, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar.

      A “ Internacional Association of School Librarianship”- IASL- propôs como tema aglutinador do Mês Internacional da Biblioteca Escolar “Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro ”.

      Transcrevemos um excerto do texto de divulgação, no sítio da Rede de Bibliotecas Escolares Portuguesas, sobre esta escolha:

     “(…)  Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer (…)”

      A Biblioteca Escolar em Colares associou-se às comemorações, nacionais e internacionais, do Mês e do Dia das Bibliotecas Escolares com atividades no passado dia 22 de outubro.

      Nesse dia, iniciou-se o ciclo de visitas guiadas à Biblioteca, por parte de todos os alunos do 5º ano, com o 5ºB ; e acolheu-se a proposta de realização presencial de marcadores para livros pelos alunos dos 6ºE e 6º D.

     Ao longo da semana, outras turmas e grupos (alunos das turmas dos 5º A,C e D, acompanhados pelas Professoras de Português e o grupo de alunos acompanhado pelo GEE- Grupo de Educação Especial- em atividade de Expressões, pela mão da Professora de Educação Visual e Expressões, Dr.ª Inês Ferreira) continuaram a deslocar-se  ao espaço da BE, para completar o ciclo  e realizarem mais marcadores. Os marcadores ficaram em exposição no espaço da Biblioteca Escolar.

     Em termos do Plano de atividades da Biblioteca Escolar, o Dia da Biblioteca Escolar assinalou, também, o início de um novo conjunto de ações em prol da “Leitura e Literacia”, domínio em particular enfoque no presente ano letivo: formação de novos utilizadores, criação de um ponto para troca de livros usados, em permanência no espaço da BE, inscrições e início da atividade da  Comunidade Juvenil de Leitores.

Boas Leituras e desfrutem das Bibliotecas, escolares ou municipais, públicas ou privadas !

 

Margarida Lima

2 comentários para “A Biblioteca Escolar”

  1. A biblioteca escolar é uma plataforma estratégica de desenvolvimento de projectos de escola; é neste sentido que lançámos a biblioteca há uns anos e que nos congratulamos pelo seu crescimento e sucesso.
    Agradecemos a todos quantos nela colaboram e estamos sempre ao dispor das novas iniciativas que vão surgindo. Um grande bem-haja a todos os bibliomaníacos…

    Grande beijo,

    Ana bernardo

  2. A biblioteca escolar é a chave da melhoria das aprendizagens dos alunos quando nos referimos a apoios complementares ao desenho curricular. Todas as manisfestações de apoio, incentivos e formas de colaboração com a biblioteca são estratégicas, válidas para a preparação de alunos com espírito crítico, investigativo e explorador do conhecimento. Um dos maiores desafios da biblioteca é captar novos públicos e muitas vezes as estratégias passam por iniciativas como as divulgadas nesta notícia. Parabéns!

Enviar