EB 2,3 de Colares Arrasa no 1º Torneio de Xadrez

No passado dia 19 de novembro, um grupo de alunos da Escola EB 2,3 de Colares deslocou-se, pela primeira vez, à Escola Secundária de Santa Maria, para disputar um Torneio de Xadrez. Contando com participantes das escolas que fazem parte do agrupamento Monte da Lua, a nossa escola conseguiu apresentar 48 alunos praticantes de xadrez, numa lista total de cerca de 76 participantes.

A grande adesão de alunos da Escola EB 2,.3 de Colares surpreendeu tudo e todos, porque, para além do número de participantes, a escola conseguiu colocar um grande número de alunos nos primeiros lugares da classificação final.

Tendo sido um torneio bastante disputado, a vitória pertenceu a um aluno da Escola Secundária de Santa Maria, com 6 vitórias (de um escalão etário mais elevado), tendo-se seguido nos 2º, 3º, 4º e 5º lugares alunos da Escola EB 2,3 de Colares. Para além deste facto, nos 20 primeiros lugares, 9 foram alunos da nossa escola.

1º Lugar: Lourenço Cruz  – ESSM  –  6 vitórias

            2º Lugar: Francisco Vitém  – COLARES  –  5 vitórias

             3º Lugar: Afonso Prazeres –  COLARES  –  5 vitórias

             4º Lugar: Manuel Caldeira –  COLARES  –  5 vitórias

           5º Lugar: Pedro Carvalho  – COLARES  –   5 vitórias

O escalão feminino foi dominado na totalidade pelas alunas da Escola EB 2,3 de Colares que também não quiseram deixar os seus créditos em mãos alheias.

                                     1º Lugar Alice Vicente  – COLARES

                                     2º Lugar Madalena Matias  – COLARES

                                     3º Lugar Madalena Bicho  – COLARES

 Tendo esta atividade sido impulsionada pelo grupo de professores de matemática, foi atingido o objetivo de se envolver os alunos numa atividade que só traz benefícios para o seu desenvolvimento, como ainda a participação de alguns Encarregados de Educação que acompanharam os alunos. São de louvar e serão sempre bem-vindas estas atividades.

Um Clube de Xadrez está a nascer na Escola EB 2.3 de Colares. Assim apela-se, desde já, ao alunos e Encarregados de Educação que, por algum motivo, tiverem em casa, aquele Xadrez que já não utilizam há algum tempo, o cedam ao Clube para que o número de praticantes que se prevê vir a ter tenham mesas para todos poderem jogar. Obrigado.

Como sugestão para futuros torneios, sugerimos que a realização dos mesmos seja feita na Escola EB 2.3 de Colares, uma vez que dado o elevado número de alunos participantes desta escola, quando comparado com as restantes Escolas, facilitará toda a logística de transportes.

Jorge Cardoso, representante dos Encarregados de Educação do 7º E.

3 comentários para “EB 2,3 de Colares Arrasa no 1º Torneio de Xadrez”

  1. Muitos Parabéns!!!

    A todos os participantes entusiastas e claro, aos vencedores!!

  2. Uma participação ao nosso nível! Parabéns ao todos os alunos, professores e encarregados de educação envolvidos neste projecto do Clube de Xadrez. Vou andar atento ao crescimento deste novo desafio. É mais um para o desenvolvimento integral das potencialidades dos nossos alunos. Um feliz Natal e um 2013 cheio de sonhos.

  3. Fiquei muito satisfeita com o grau de adesão dos alunos a este desporto. Mais do que o físico, treina o espírito, a capacidade de concentração, a antecipação de variáveis, a avaliação de hipotéticos cenários conducentes a um fim. Jogo de estratégia e de muita astúcia. Fiquei reconhecida pelo empenho e colaboração preciosa dos Encarregados de Educação e a sua franca colaboração com os professores dinamizadores. Todos estão de parabéns. Até à próxima iniciativa, então.

    Ana Bernardo

Enviar