Pôr-do-sol em Colares

Em Colares encontramo-nos na zona mais ocidental do continente europeu.

Esta nossa localização dá-nos características únicas e uma delas, quanto a mim, é podermos desfrutar de deslumbrantes por-dos-sois ao longo da nossa costa.

Aqui o sol despede-se sempre de nós no imenso oceano que banha talvez o mais lindo troço de toda a costa portuguesa.

O encanto da nossa costa tem sido, ao longo dos tempos, enaltecido por diversos viajantes que aqui se extasiavam diante da esmagadora beleza paisagística. Adoro, por exemplo, a forma deliciosa como o escritor Virgílio Ferreira define o Cabo da Roca, como o “mais belo adeus da Europa”.

Desde há muito tempo que percorro e fotografo os trilhos que acompanham a costa de Colares e não me canso de admirar toda a imponência destas “antigas muralhas” que conseguem apresentar sempre novas e deliciosas nuances, quer ao longo do dia, quer ao longo do ano, consoante a direção da luz do sol que as ilumina, da vegetação que as decora e do oceano que as molda e dá vida. A costa de Colares é também uma autêntica escola viva de geologia, botânica e biologia. Em poucos locais do nosso país é possível encontrar uma tão grande diversidade de processos geológicos.

Mas para mim, sem dúvida, o momento “mágico” é o pôr-do-sol. Nunca se consegue prever qual o “espetáculo” que o sol e o mar nos preparam. Às vezes, com o céu todo nebulado, não conseguimos prever tudo aquilo de encantador que o sol nos quer mostrar. De repente, a magia aparece e do nada o astro rei presenteia-nos com cores e formas inimagináveis e irreais. O Oceano colabora sempre e decora, com requinte, o momento. Simplesmente deslumbrante!

 Mas o que é isto do Pôr-do-sol? Pôr-do-sol é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção Oeste. É como um processo inverso do nascer-do-sol. Este acontecimento verifica-se todos os dias nas regiões compreendidas entre os dois Círculos Polares e acontece devido ao movimento de rotação da Terra. Com esta rotação, o Sol parece que se move, atravessando o céu e traçando um aparente arco de Leste a Oeste.

Acredita-se que a observação do pôr-do-sol permite prever o tempo que vai fazer.

Mau tempo:

Céu amarelado ou alaranjado antes do pôr-do-sol indica mau tempo; céu amarelado brilhante ao entardecer significa vento no dia seguinte e pôr-do-sol com pouco brilho é sinal de piso escorregadio (chuva).

Bom tempo:

Céu avermelhado ao pôr-do-sol pode significar bom tempo no dia seguinte.

Também há adágios populares:

“Quando ao Sol-posto o Norte for puro, tens bom tempo seguro” e “Céu avermelhado de manhã, chuva de tarde; tarde avermelhada, tempo bom.”(China).

Espero que as imagens que junto e que tenho recolhido ao longo dos meus passeios pela costa de Colares, vos desafiem a descobrir a nossa costa, a preservá-la e a procurarem a magia do “Pôr-do-Sol em Colares”.

 Bons passeios, vão ver que vale mesmo a pena!

António Miranda

4 comentários para “Pôr-do-sol em Colares”

  1. Lindas estas imagens!!!!
    Não há dúvida que a natureza nos proporciona momentos deslumbrantes e únicos……pena que nem todos possam desfrutar!!

  2. Obrigada pelas bonitas imagens com que sempre nos presenteia. Não me canso de viver nesta pequena vila de Colares, onde nasci, cresci, estudei, casei fui mãe e hoje avó. Sempre que possível lá estou eu para ver a nossa praia grande. Quando daqui me ausento, que bom que é na volta ver o imponente palácio da pena envolto na tradicional neblina da nossa serra.

  3. Fotos deslumbrantes! Num fase particularmente difícil vale sempre a pena contemplar a beleza natural da freguesia de Colares. Inspira e motiva. O amanhã será melhor.

  4. São imagens lindíssimas, de facto, as que a costa de Colares nos proporciona. Lamento que as arribas sejam tão maltratadas pelos visitantes que por lá “se esquecem” dos restos dos seus lanches, das linhas de pesca e caixas de anzóis, latas de cerveja, fraldas usadas,…
    Cabe-nos usufruir, transmitir aos mais jovens e proteger este património natural, cuja contemplação nos faz tão bem à alma.
    Obrigada, professor Miranda!

Enviar