Preservar a Biodiversidade

A Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica defende que para salvar uma espécie da extinção não basta conservar os indivíduos, é essencial manter os habitats. Em casos extremos de pré-extinção no habitat natural, os Centros de Recuperação providenciam um ambiente, em cativeiro, adequado para os animais que não possuem condições para viver em liberdade.

O GRUPO LOBO é uma associação independente e sem fins lucrativos, que há 27 anos trabalha a favor da conservação do Lobo Ibérico e do seu ecossistema em Portugal. Em 2012 lançou o desafio Não Deixes os Lobos Sem Abrigo!, ao qual o Projecto Eco-Escolas se juntou. Os alunos do 8ºC e 8ºD agarraram a oportunidade de se tornarem membros ativos na recuperação do último grande predador do país, e acabaram de se tornar padrinhos do Sabor e da Bolota, dois lindíssimos lobos residentes no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, em Mafra.

O lobo em Portugal tem um passado, ainda está presente e, com o nosso contributo, terá um futuro. Parabéns 8ºC e 8ºD!

As turmas interessadas em participar devem consultar o blogue do Eco-Escolas.

Alexandra Duarte

4 comentários para “Preservar a Biodiversidade”

  1. Parabéns pela iniciativa. São atitudes honrosas como esta que servem de exemplo para todos nós.

  2. Lindos!!!! Tão lindos que dá vontade de trazer para casa…olhos doces. Bem-haja a quem se preocupa com a natureza da qual eles fazem parte. Talvez assim as gerações vindouras os possam admirar sem que para isso tenham de ir aos Museus.

  3. Os nossos alunos mais uma vez a dar um grande exemplo de solidariedade. Desta vez no apoio à sobrevivência do Lobo Ibérico. O Eco escolas tem demonstrado ser um projeto resiliente e dinâmico. Parabéns pela vossa energia e valorosas iniciativas.

  4. Adoraria ter um lobo! Penso, no entanto, que o meu gato não acharia graça nenhuma à coisa! Enfim, de qualquer dos modos é proibido ter em casa animais considerados perigosos tal como os lobos que, sabemos, são predadores. Mas não será por isso que são menos importantes nesta imensa biodiversidade e muito desejaria que os pudessemos preservar. Vocês tiveram uma boa iniciativa nesse sentido o que prova que nem sempre é necessário fazer grandes obras para poder mudar o mundo para melhor.

    Parabéns a todos,

    Ana Bernardo

Enviar