Internet Mais Segura

No passado dia 4 de fevereiro, a professora Florbela Ribeiro, apresentou no auditório da EB 2,3 de Colares, uma sessão de sensibilização sobre a Internet Mais Segura dirigida aos alunos do 8º ano.

Quais os cuidados a ter com palavras-passe? Que cuidados adicionais deveremos ter quando utilizamos computadores públicos? No correio eletrónico, como enviar e o que não devemos abrir? Como saber se um website é seguro? Como evitar surpresas desagradáveis nos chats? O que significa phishing? E spamming? Como evitar o cyberbullying? 

No meio de toda esta amálgama de interrogações, foram apresentadas “dicas” e alertas como por exemplo não divulgar dados pessoais, que poderão contribuir para evitar males maiores.

Pode ser reconfortante pensarmos que na net encontramos tudo, quando precisamos de obter quaisquer informações, mas tendemos a esquecer que também poderemos encontrar aquilo que não desejamos. Basta lembrar a título de exemplo, a notícia publicada no dia 17 do passado mês de janeiro quando este jornal, juntamente com o portal da EB 2,3 de Colares, estiveram desativados durante vários dias devido a um ataque informático.

Para visualizar a apresentação eletrónica da professora Florbela Ribeiro, clique aqui.

FC

2 comentários para “Internet Mais Segura”

  1. Estas acções de sensibilização nunca são demais. Para os que pensam que certas coisas só acontecem aos outros, meninos, tenho a dizer-vos de que devem mudar de pensamento. Não imaginam a quantidade de ofensas, invasões de privacidade, apropriação de dados que ocorrem diariamente em simples aplicações como o facebook!

    Não divulguem as vossas passwords a ninguém, não permitam acessos a pessoas que não conhecem pessoalmente, mantenham o respeito pela dignidade da vossa pessoa e pela vossa privacidade e pela dos outros todos que vos adicionam; e lembrem-se: o rapaz hiper giro de 1.80, 18 anos, atleta, todo musculado, que viram numa página de facebook qualquer e que quer ser vosso amigo e ser adicionado pode, na verdade, ser um homem de meia idade, obeso e obsceno que quer apenas ter acesso a meninas giras e crédulas. Sempre alerta se faz favor e adoptem comportamentos defensivos.

    Obrigada à Prof. Florbela por esta excelente iniciativa.

    Ana Bernardo

  2. Um alerta mais do que atual. Absolutamente fundamental. Estar numa escola que debate um dos temas mais sensíveis da juventude é um tónico para enfrentar os desafios de hoje. Dá-me esperança!

Enviar