Geração Depositrão…a carregar as baterias do planeta

Nos dias 9 e 11 de abril realizaram-se as visitas promovidas pelo Eco-Escolas ao Centro de Sensibilização Ambiental da European Recycling Platform – Portugal. Esta entidade, responsável pelo projeto Geração Depositrão, opera em 13 países europeus e tem como missão assegurar o tratamento, valorização e/ou reciclagem de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e de resíduos de pilhas e acumuladores (RP&A). A sua atividade rege-se pelo decreto-lei nº 230/2004, onde constam todas as responsabilidades inerentes a produtores, distribuidores e consumidores. O tema torna-se mais pertinente quando no contexto europeu, em média, são recolhidas 400.000 toneladas destes resíduos, por ano, segundo dados relativos a 2012. Apesar da atual crise económica nos levar a consumir novos equipamentos de forma mais racional e menos impulsiva, reduzindo assim o volume total de REEE recolhidos, o balanço do peso acumulado continua a ser positivo. Consciencializar os nossos alunos de que, como consumidores, são potenciais detentores de resíduos e, consequentemente, responsáveis pelo encaminhamento correto dos REEE e RP&A lá de casa, foram objetivos alcançados e que farão a diferença no futuro.

Aproveitamos para relembrar que o nosso Depositrão espera pelos vossos equipamentos em fim de vida até à 1ª semana de maio. Procurem bem lá em casa!

Alexandra Duarte.

3 comentários para “Geração Depositrão…a carregar as baterias do planeta”

  1. Na rua da Mofina, naquele célebre cruzamento cheio de lixo onde andámos todos na sua recolha há cerca de dois anos atrás está outra vez numa situação que nos envergonha a todos como cidadãos. Eu, por acaso, até já lá vi um frigorífico e outros equipamentos electrónicos. E pergunto: quem aqui mora não tem a noção de que verter lixo desta forma vergonhosa para o meio ambiente é um crime punivel por lei, para além de constituir uma atitude amoral e anti-cívica? Meninos do Eco proponho aqui uma milícia que faça vigilância e tire fotografias a certos locais certos dias e horas por semana, para reportar à GNR. Tenho a certeza de que descobriremos muitas coisinhas….

    Parabéns por serem respeitadores dos valores ambientais, pois caber-vos-á a missão espinhosa da defesa da zona, já que muitos adultos, aparentemente, não querem saber.

    Beijinhos a todos e obrigada aos professores promotores,

    Ana Bernardo

  2. Um projeto que ganhou asas e voa como muito poucos…..parabéns e o caminho é ir em frente na defesa do ambiente.

  3. Uma das grandes metas da escola é, sem dúvida, formar cidadãos conscientes, responsáveis e intervenientes. É uma longa caminhada mas esta iniciativa é mais um passo nesse sentido. Parabéns !

Enviar