Brincando e Aprendendo

No mês de abril as aprendizagens e a brincadeira continuaram ao rubro.
Fizemos uma visita ao Museu de História Natural em Sintra e pudemos aprender um pouco da origem da vida na terra até ao aparecimento do Homem, passando pela presença dos dinossauros na terra e dos fosseis encontrados. A guia foi muito simpática, pois deixou-nos tirar algumas fotos e ofereceu-nos, para a sala, um fóssil de um “caracol” de há milhões de anos chamado “ammonite”. Na sala decidimos criar os nossos próprios fósseis: recolhemos materiais no exterior, como: flores, paus, ramos, pedrinhas e fossilizamos na massa de modelagem. Foi muito giro ver o resultado “carimbado” na massa seca.
Também para nos mostrar como pintavam nos tempos antigos, a mãe da Clara foi à nossa sala ensinar-nos que com elementos da natureza podemos fazer tintas de várias cores. Assim, com: beterraba conseguimos o vermelho, com espinafres o verde, com a farinha o branco, com o caril o amarelo, com terra o castanho e se fizermos misturas do que já temos, ainda conseguimos outras cores. No final, pudemos dar asas à imaginação, pintando com estas “tintas” tão ecológicas. Os trabalhos ficaram lindos!
Para finalizar este mês com chave de ouro, recebemos a visita dos músicos do Gabinete de Imagem e comunicação.  Os SMAS de Sintra disponibilizam gratuitamente um conjunto de oficinas em parceria com o Gabinete de Imagem e Comunicação. O objetivo: sensibilizar de modo lúdico, para a necessidade de saber consumir de modo racional a água, adotando comportamentos “mais amigos” do ambiente. As oficinas estimulam a criatividade e a imaginação, o sentido rítmico, a musicalidade, a sensibilidade ao quotidiano.
Foi uma atividade muito construtiva e enriquecedora, pois a história foi acompanhada com instrumentos musicais: o violino e a violeta! Uma experiência nova para muitas destas crianças. Parabéns!

Até à próxima…

Susana Ribeiro

3 comentários para “Brincando e Aprendendo”

  1. Adorei e morri de inveja, como sempre! Meninos, que sorte que têm!

    Grande Beijo a todos,

    Ana Bernardo

  2. Um momento especial e como é importante ficar este registo. Daqui a uns aninhos serão recordações fascinantes. Um final de ano muito bom!

  3. Que bom ver os rostos de felicidade dos nossos meninos mais pequeninos… Parabéns Susana por tantas atividades lhes proporcionar,

Enviar