Participação nos Mundiais de Orientação

Como foi noticiado, o nosso Agrupamento foi apurado pela sexta vez e participou no Campeonato do Mundo do Orientação do Desporto Escolar, que decorreu de 15 a 21 de abril no Algarve. Estiveram presentes neste evento cerca de vinte países de todo o mundo, a maior parte do continente europeu, mas também a China, Nova Zelândia, Moçambique, Israel, etc.

Representámos Portugal com as equipas de Iniciados Femininos (Debora Swinke, Beatriz Sanguino, Catarina Daniel, Rita Albuquerque e Camila Rodrigues), Juvenis Femininos (Beatriz Moreira, Catarina Reis, Maria Firmino, Helena Vilela e Bárbara Louro) e ainda com três atletas individuais masculinos (Isac Brito, Diogo Barradas e Osvaldo Silva). A nossa escola, com 13 alunos dos 40 portugueses participantes, foi a mais representada da comitiva portuguesa.

Da competição faziam parte duas etapas, as provas de distância média e de distância longa. As nossas equipas obtiveram excelentes resultados: 4º lugar nos Iniciados e 6º lugar nos Juvenis. Em termos individuais, destaque para o 8º lugar de Debora Swinke, o 11º lugar de Beatriz Sanguino, o 13º lugar de Isac Brito e o 14º lugar de Beatriz Moreira. Quanto à Estafeta da Amizade, o nosso Diogo Barradas fez parte da equipa vencedora!

Foram momentos de competição bastante difíceis, com os melhores do mundo, outra coisa não seria de esperar. Muito se aprendeu. Foram, também, momentos inesquecíveis de convívio. Nunca poderemos esquecer a apresentação dos nossos “saloios” a dançar o “Corridinho”, na Festa das Nações, vestidos a rigor! E a nossa Bia a tocar, na sua flauta transversal, a “Canção do Mar”… Memorável!

Espero que a Orientação continue a fazer parte da vida destes alunos, na vertente competitiva ou simplesmente no lazer, de acordo com os objetivos de cada um. Espero que desfrutem dos passeios, das florestas, dos lugares deslumbrantes onde a modalidade nos leva e, principalmente, da amizade deste grupo de pessoas que fazem da Orientação um desporto especial.

Os Campeonatos Nacionais estão à porta. Os próximos Mundiais são daqui a dois anos, na Turquia. Vamos a isso?

Avelina Alvarez

3 comentários para “Participação nos Mundiais de Orientação”

  1. Parabéns a toda equipa continuem com muita força pois são noticias destas que nos fazem amar o que fazemos.
    Vamos continuar a dar bom nome a esta escola.

  2. São experiências enriquecedoras e inesquecíveis para todos os participantes.
    Parabéns aos atletas, pelo desempenho e, à Profª Avelina Alvarez, pela persistência e liderança com que continua a envolver os “seus meninos” nesta atividade tão estruturante.

  3. Foi uma semana inesquecível do ponto de vista humano e desportivo. O esforço foi compensado e agora a vida terá novos e, desejo, ainda mais interessantes desafios para superar.

Enviar