Visita de Estudo a Monserrate

Realizaram-se nos dias 15 e 22 de abril as visitas de estudo ao Parque de Monserrate, realizadas no âmbito das Ciências Naturais do 8º ano. Ao longo da visita foram abordados vários aspetos da vertente natural deste parque em que se destaca a paisagem granítica e a exuberante vegetação, com inúmeras espécies autóctones e outras, exóticas, oriundas dos vários cantos do mundo. A visita permitiu também contactar com uma grande diversidade de ambientes, nos quais se encontram espécies com características muito particulares e adaptadas a climas e zonas geográficas muito diferentes das de Portugal. Ouviram-se particularidades e histórias ligadas às mais emblemáticas plantas exóticas do parque, assim como se fez referência à biodiversidade animal ali existente mas de difícil visualização.

Os alunos constataram, ainda, que este local apresenta condições climáticas muito singulares pois, devido a ter a serra de Sintra como obstáculo natural à passagem dos ventos húmidos vindos do oceano Atlântico, existe um microclima mediterrânico com níveis de humidade típicos dos climas subtropicais. A evapotranspiração intensa e a espessa camada de manta morta permitem condições de temperatura e de humidade no solo ideais para o desenvolvimento da grande variedade de espécies.

Uma visita muito agradável e instrutiva, em que conceitos ligados à botânica e ao equilíbrio dos ecossistemas tiveram aqui o seu enquadramento natural.

Alexandra Duarte.

Um comentário para “Visita de Estudo a Monserrate”

  1. Excelente atividade, ao mesmo nível que a sua coordenadora já nos habituou. Obrigada Alexandra!
    Muito bom trabalho que aqui fica registado.

    Grande beijo a todos os envolvidos,

    Ana Bernardo

Enviar