Visita de Estudo ao Diário de Notícias

No dia 5 de abril de 2013, os jornalistas do “Chão De Areia”, do 5º ao 9ºano, participaram numa visita de estudo ao Diário de Notícias, onde tiveram a oportunidade de fazer a primeira página de um jornal.

O nosso autocarro partiu de Colares às 13:45, em direção a Lisboa, a viagem foi curta e agradável.

Ao chegar ao DN, fomos bem recebidos por uma jornalista e ouvimos uma breve história sobre o início e desenvolvimento do jornal. Vimos, também, os frescos na parede do DN, pintados pelo Almada Negreiros e aprendemos o seu significado.

Vimos um vídeo sobre os perigos que a internet representa, como a publicidade enganadora, falsas identidades, manipuladores de imagem, entre outros.

Depois do vídeo, a jornalista explicou-nos as características do texto jornalístico. Aprendemos novos conceitos importantes para a tarefa seguinte, a de construir a nossa primeira página!

Para isso, juntámo-nos em pares para começar a fazer a primeira página, que se divide em barra, notícia principal e lead.

 Quando concluímos a nossa primeira página, imprimimos, ofereceram-nos o “Diário de Notícias” desse dia, uma revista chamada “Notícias TV” e também nos deram (online) a primeira página do dia em que nascemos.

No dia seguinte (dia 6 de abril), saímos no “Diário de Notícias”, na página 45, na notícia MediaLab. Foi um dia muito bem passado!

A viagem de regresso foi feita com bastante pesar da parte de todos, visto que estava a ser muito divertido.

Foi uma visita bastante útil e informativa, e penso que ajudou todos os jornalistas do chão de areia.

Também podem fazer a vossa primeira página, basta irem a www.medialab.dn.pt e seguirem as informações.

Inês Pires (8ºD) e Alice Vicente (7ºE)

Um comentário para “Visita de Estudo ao Diário de Notícias”

  1. Uma grande experiência para estes alunos e uma atividade já com alguns anos que tem produzido resultados visíveis. Parabéns! Agora venham as notícias para publicar e tornar ainda mais rico o nosso Chão de Areia.

Enviar