Workshop de Educação Ambiental

Realizou-se no dia 3 de abril o primeiro workshop de educação ambiental dinamizado pelo Projeto Bio+Sintra e pelo Eco-Escolas. Para além de uma explicação sobre os problemas ambientais que o projeto aborda, tais como as emissões de carbono e a biodiversidade, os alunos participantes empenharam-se na conservação da floresta da Serra de Sintra erradicando espécimes de mimosa (Acacia dealbata). A acção decorreu na área do Convento dos Capuchos, onde esta planta rapidamente invade e desequilibra o ecossistema prejudicando as espécies autóctones que o caracterizam pois competem pelo mesmo território, luz, nutrientes, água, etc. Para agravar a situação, estas plantas desenvolveram uma resposta positiva aos incêndios ocorridos noutros tempos na serra de Sintra. De facto, a germinação das suas sementes é desencadeada pelos fogos florestais, facilitando a ocorrência de futuros incêndios, os quais garantirão novas germinações de acácias.

Para além do saudável convívio, os alunos aprenderam a identificar esta espécie, participaram na sua erradicação, e observaram a rica biodiversidade da floresta que envolve o Convento dos Capuchos, quer vegetal, quer animal, como é o caso de invertebrados, salamandras e girinos residentes num dos charcos temporários do local.

Parabéns aos participantes!

 

Alexandra Duarte

2 comentários para “Workshop de Educação Ambiental”

  1. Conhecer é um bom ponto de partida para gostar, respeitar e proteger.
    Não basta “Limpar Portugal” uma vez por ano… Dos pequenos gestos de cada um de nós, no dia a dia, depende a proteção deste pequeno paraíso que é património mundial.
    Parabéns equipa do Eco escolas!

  2. Uma excelente parceria e mais uma interessante atividade do eco escolas! Parabéns.

Enviar