Críticas Literárias dos Mais Jovens

_

Artigos de opinião dos  alunos da professora Olinda Jarra.

_

   Eu gostei do livro que nós lemos porque é interessante e muito divertido.

  Não tenho um poema preferido porque gostei de todos eles. Havia poemas um pouco mais difíceis que outros mas eram interessantes na mesma!

Mariana Campos, 6º A

_

  Eu acho que o “Primeiro Livro de Poesia “ de Sophia de Mello Breyner Andresen é mais ou menos apropriado para os  jovens.

Por um lado gostei, por outro não, porque alguns poemas eram um pouco difíceis de compreender, mas também gostei de conhecer a cultura de outros países…

Aconselho este livro a todos os jovens que gostem de poesia e que queiram conhecer novas culturas, até mesmo as crianças.

Madalena, 6º A

 

     Na minha opinião, o livro não é dos melhores nem dos piores livros que já li!

    Tenho esta opinião porque (acho eu) não é divertido e não é uma história seguida, são poemas atrás de poemas!

    Eu não gosto muito de poesia, gosto mais daqueles livros que começamos a ler, e só queremos acabar para ver como acabou a história ou a aventura.

Gabriela Almeida, 6º A

_

A minha apreciação em relação à obra é a seguinte: a ilustração está muito confusa, os textos alguns gostei, outros nem por isso.

Acho ainda que não havia necessidade de incluir poemas de quatro ou cinco páginas, pois eram muito cansativos para os leitores.

Também acho que escreveram muitos poemas o que faz com que os leitores percam o entusiasmo ao lê-los todos.

Beatriz Silva, 6º E

_

Quando olhei para a capa não gostei, achei que tinha pouca cor, e o desenho parecia um rascunho. Quando olhei para o índice estava com curiosidade porque havia lá títulos que gostava.

De seguida, quando estávamos a ler os poemas, alguns não gostei que foram aqueles que gostei quando estava a ver o índice…Mas houve outros de que gostei… Alguns poemas tinham palavras que não conhecia, por isso passei a conhecer palavras novas.

Conclusão: não gostei do livro embora, no final a autora tenha escrito um pequeno texto sobre a sua existência. De qualquer forma, acho que a autora foi simpática, em colocar poemas de outros autores no seu livro.

Maria Siva, 6º E

_

Logo que olhei para a capa não gostei do desenho achei-o mal pintado e mal desenhado. Depois quando abri o livro e fui ao índice vi que os poemas eram de outras nacionalidades como por exemplo moçambicanos, angolanos, brasileiros, cabo-verdianos …

Muitos dos poemas, não percebi o seu significado, mas mesmo assim gostei deles. Cheguei à conclusão que não gostei muito do livro e que alguns dos poemas eram muito cansativos e não os apreciei.

Joana, 6º E

_

Eu gostei muito do livro, porque tinha  poemas lindos, o meu preferido foi  “ A Mae Negra”.

Adorei os poemas e só lendo é que percebi que os autores eram magnificos e tinham muita imaginacão, também percebi que Sophia de Mello Breyner  Andresen escolheu e muito bem a amostra de poemas .

Não gostei  muito dos desenhos, porque conheço muitas formas de desenhar, também porque a minha maneira de desenhar  é diferente. Uma das razões para eu gostar de poemas é porque eu adoro poemas! Numa escala de 1 a 10 daria 8!

Havia poemas que, logo pelo título, percebi que ia gostar de os ler!

Wendy Nogueiro. 6º E

_

Eu não gostei muito, porque tinha poemas muito grandes, logo os leitores não prestavam tanta atenção e perdiam o entusiasmo, também não gostei muito dos poemas de alguns autores, porque não os conhecia e porque eram de outros países.

Confesso que não gostei muito do livro mas também deve ter a ver com o facto de não ser grande apreciadora de poesia, mesmo sendo de língua portuguesa.

Também não gostei lá muito dos desenhos, não são assim muito o meu género de desenho, alguns pareciam gatafunhos e a capa dava um ar triste…

Matilde Mimoso, 6º E

2 comentários para “Críticas Literárias dos Mais Jovens”

  1. É um direito dos leitores apreciar ou não gostar dos livros que lêem. O gosto, no entanto, também se educa!!! Importante é continuar a ler. Ler muito. As férias são um momento excelente para alimentar este hábito.

  2. Fantástico !!!
    Liberdade de ler, ler, ler… de gostar ou não, de voltar a ler, de se perder na poesia.
    É preciso ter tempo! Tempo no relógio e na cabeça.
    Há muito que os professores deixaram de o ter… para guiar os meninos, devagarinho, à descoberta do encantamento dos versos…
    O que será do mundo sem a poesia?… um lugar muito, muito triste, estou certa!
    Não desistam! Quero continuar a ler aqui os vossos comentários 🙂

Enviar