Projeto Comenius em Santa Maria

Desde os anos noventa que a Escola Secundária de Santa Maria se tem pautado pela política dos intercâmbios, primeiro através de parcerias bilaterais, nomeadamente com França, Alemanha e Marrocos, posteriormente através de parcerias multilaterais com a Alemanha, a Eslovénia, a França, a Holanda, a Suécia, o Reino Unido, a República Checa e a Turquia.

            Estes intercâmbios, além de promoverem a melhoria das competências linguísticas, a troca de opiniões e a partilha de saberes, evidenciam os valores culturais, privilegiando o enriquecimento cultural e sensibilizando os alunos para o conceito de cidadania e de tolerância, uma vez que os alunos ficam alojados em famílias de acolhimento, lidando, diariamente, com aspetos culturais diferentes.

                Este ano letivo, iniciámos um novo Projeto Comenius , subordinado ao tema “Living fit and mentally healthy in Europe”, que terá a duração de dois anos e tem os seguintes parceiros: a Alemanha, como país coordenador, a Áustria, a Bélgica, a Itália e a Turquia.

                A primeira mobilidade deste projeto efetuou-se a Leuven, na Bélgica entre 6 e 10 de outubro e teve a participação de dois professores e quatro alunos de Santa Maria.

                Neste encontro os alunos de cada país, efetuaram uma pequena apresentação audiovisual da sua cidade ou vila, da sua escola e de um logotipo, para um deles, mais tarde, ser escolhido, através de votação online, como representante do projeto.

                Este ano letivo será efetuada uma nova mobilidade à Áustria, em fevereiro, recebendo o nosso agrupamento todos os parceiros em maio.

                No próximo ano letivo efectuar-se-ão, ainda, três mobilidades: a Itália, em Setembro de 2014, à Turquia, em fevereiro de 2015 e à Alemanha, em abril de 2015.

 

Isabel Carmo

Um comentário para “Projeto Comenius em Santa Maria”

  1. Um projeto de valor inestimável e certamente muito enriquecedor para todos os envolvidos. Bom ano!

Enviar