Educação para a Saúde

O Projecto Educação para a Saúde (PES), na Escola Secundária de Santa Maria, resulta da consciencialização crescente de que a saúde é um conceito positivo, um recurso quotidiano que implica um estado completo de bem-estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doença e/ou enfermidade (OMS, 1946), que foi posteriormente actualizado como um recurso para a vida e não uma finalidade na carta de Otava, em 1986, emitida após a 1.ª Conferência Internacional sobre a Promoção da Saúde.

De maneira a operacionalizar «a adopção de medidas atinentes à promoção da saúde global da população escolar, nomeadamente quando refere que de «entre as múltiplas responsabilidades da escola actual estão a educação para saúde, para a sexualidade e afectos.» (Despacho N.º 19 737/2005 de 13 de Setembro) como estava consagrado no Programa da anterior legislatura, foi formalizada a criação do Projecto Educação para a Saúde, com carácter obrigatório nas escolas.

Assim, «em contexto escolar, Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao tal bem-estar físico, social e mental», dado que a ausência de informação incapacita e/ou dificulta a tomada de decisão» (Portal da Educação).

A Educação para a Saúde tem como finalidade a preservação da saúde individual e colectiva.

As Áreas prioritárias propostas pelo Ministério da Educação são:

  1. Alimentação e actividade física
  2. Sexualidade
  3. Infecções sexualmente transmissíveis
  4. Saúde oral escolar
  5. Violência em meio escolar
  6. Prevenção do consumo de substâncias psicoativas

Das 6 áreas prioritárias propostas pelo Ministério da Educação, a Escola privilegiará as quatro primeiras, para além da Segurança Escolar (Noções Básicas de Primeiros Socorros).

São finalidades do projecto:

· Criar as condições que permitam à comunidade escolar controlar mais adequadamente a sua saúde e agir sobre os factores que a influenciam

· Contribuir para o desenvolvimento de comportamentos de responsabilidade e autonomia face à saúde física e mental

· Promover as escolhas individuais conscientes e saudáveis, estimulando o espírito crítico e construtivo

· Responder/intervir em áreas de necessidades de promoção da saúde prioritárias na comunidade escolar, identificadas através de indicadores/estudos elaborados [Fitnessegram, por exemplo]

São objectivos do projecto:

1.    Promover comportamentos alimentares saudáveis

2.    Promover práticas regulares de actividade física

3.    Sensibilizar para a relação afetivo-sexual entre jovens

4.    Contribuir para a tomada de decisões saudáveis na área da sexualidade

5.    Desenvolver a autonomia e a auto-estima de modo a responder adequadamente e situações de pressão entre pares

6.    Sensibilizar para a intervenção em situações de emergência

7.    Sensibilizar para a prevenção de acidentes

8.    Sensibilizar para os comportamentos de mediação em situações de conflito

9.  Sensibilizar para o desenvolvimento de práticas parentais que promovam a autonomia

Equipa

Professores: Paula Silva (coordenadora);Cristina Moura; Sara Barbosa;

_

Maria José Ferreira

Um comentário para “Educação para a Saúde”

  1. A obesidade Infantil é efetivamente um dos mais sérios problemas do Mundo Ocidental. Depois de definidos objetivos é preciso definir estratégias conducentes e coerentes de alcançar tais objetivos. No 1ºciclo, quantas turmas têm atividade física na oferta complementar? Porque não está em funcionamento o projeto da fruta? Que responsabilidade pode ser assumida pela escola se é permitido aos alunos comerem o que lhes apetece em detrimento de se apostar e de se exigir qualidade nas refeições escolares e nos lanches e reforços alimentares? No desenho curricular dos PCA a disciplina de EF perdeu uma hora letiva. Que cuidados há na elaboração dos horários para que haja atividade física à hora do almoço? É preciso agir de forma coerente e em várias frentes…temos dado muitos passos para trás.

Enviar