A Crítica Literária Dos Mais Jovens

 

Na EBI de Colares e no âmbito da lista de obras e textos para Educação Literária –  6º ano -, lemos, em voz alta, na sala de aula, o livro: “Robinson Crusoé”,  adaptação de John Lang.

 

Eu gostei da obra porque é uma história muito engraçada e mostra que o homem consegue viver sem ter fábricas nem industrias.

 

A passagem que eu mais apreciei foi quando ele , depois de 35 anos em “cativeiro”, conseguiu voltar ao seu país, porque é a parte que os leitores desde que “sabem” que ele está em “cativeiro” mais perguntam/ que mais se põe: “Será que ele vai voltar a casa ?;  a que menos gostei foi logo no principio porque não percebi muito bem depois de ele já estar na ilha…

 

Se fosse eu a escrever punha um rio de água doce no meio da ilha.

 

As personagens, punha o Sexta-feira já como habitante da ilha antes Robinson lá chegar.

 

Na minha opinião deve ser lido por crianças da nossa idade pois o tema tratado é do nosso interesse, acho que ele deve ser lido pois é uma história engraçada com um final feliz.

 

Recomendo vivamente a sua leitura pois as pessoas que gostam de ler aventuras vão adorar este tipo de livro!

 

Concluindo, numa escala de 0 a 5 atribuí o nível:  4.

 

Beatriz Garcia, 6º B, Nº 2

 

Eu gostei  da obra porque, fala sobre um homem que aprende, sozinho, a desenrascar-se na  natureza, numa ilha sem ninguém, primeiro, e depois, com alguns inimigos.

 A passagem que mais apreciei  foi quando ele salva vários humanos dos canibais que desembarcavam na ilha, porque praticou atos corajosos e salvou a vida a quatro pessoas, a que menos apreciei foi quando ele chega à ilha e não tem abrigo, nem comida, está sozinho e pensa que a vida dele está prestes a acabar.

Se fosse eu a escrever prolongava mais a história, punha mais personagens e que fossem todas de Inglaterra.

As personagens que eu incluiria seriam Robinson (marinheiro); Olaf (vendedor); Darius (vendedor milionário) e a Soroaka (bancária), mas também gostei muito das personagens que existiam.

Gostei do final da história porque acaba bem, sem mortes das personagens.

Na minha opinião  este livro deve ser lido por crianças da nossa idade  pois o tema é do nosso interesse.

Recomendo vivamente a sua leitura porque a leitura do texto não é muito complicada e está  bem adaptado.

 

Concluindo, numa escala de 0 a 5 atribuo o nível 4.

 

Diogo Nunes, 6º B, Nº 7

 

Eu gostei do livro porque, ao principio achei que ia ser “secante” mas, à medida que fui lendo, fui imaginando o cenário, como se eu estivesse na história e não a lê-la simplesmente.

A passagem que mais gostei foi quando Sexta-Feira entrou na história porque a maneira como eu o imaginei é diferente da do livro. O Sexta-Feira que eu imaginei entrou na história e tornou-se para mim uma personagem engraçada, leal, trabalhadora, sensível e amiga; a que menos gostei foi quando os canibais foram mortos, violentamente, pois veio-me à cabeça a imagem do Sexta-Feira a cortar a cabeça de um canibal que ainda estava vivo!!!

Se fosse eu a escrever, escreveria  com mais pormenor, mais longa e mais interessante.

A personagem que mais gostei, como já referi foi o Sexta-Feira, a que menos gostei foi o Robinson, pois acho que ele foi mau amo / (dono) para o Sexta-Feira e não gostei quando o Robinson conseguiu  escapar dos piratas e atirou o companheiro ao mar.

Não gostei nada do final da história,  porque acho que o autor podia ter prolongado mais um pouco.

Na minha opinião este livro deve ser lido por jovens e adultos pois o tema tratado é interessante.

Recomendo vivamente a leitura porque acho que serve para deixar os problemas e os deveres um pouco de lado e aproveitar para ler.

Concluindo, de 0 a 5 atribuo o nível 4.

Morgana Medina, 6º B, Nº 24

 

Olinda Jarra

Um comentário para “A Crítica Literária Dos Mais Jovens”

  1. Leitura em voz alta! Que saudades eu tenho destas atividades.

Enviar