Vergílio Ferreira

Nasceu em Melo, no concelho de Gouveia, em Janeiro de 1916, filho de António Augusto Ferreira e de Josefa Ferreira. A ausência dos pais, emigrados nos Estados Unidos, marcou toda a sua infância e juventude. Após uma peregrinação a Lourdes, e por sugestão dos familiares, frequenta o Seminário do Fundão durante seis anos. Daí sai para completar o Curso Liceal na cidade da Guarda. Ingressa em 1935 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde concluirá o Curso de Filologia Clássica em 1940. Dois anos depois, terminado o estágio no liceu D. João III, nesta mesma cidade, parte para Faro onde iniciará uma prolongada carreira como docente, que o levará a pontos tão distantes como Bragança, Évora ou Lisboa.

Vergílio Ferreira reuniu em si diversas facetas, a de filósofo e a de escritor, a de ensaísta, a de romancista e a de professor. Contudo, foi na escrita que mais se destacou, sendo dos intelectuais contemporâneos mais representativos.

Existencialista por natureza, foi um pensador que tecia reflexões constantes acerca do sentido e da transitoriedade da vida, sobre o mistério da existência, acerca do nascimento e da morte, enfim, acerca dos problemas da condição humana.

Vergílio entregava-se à escrita de corpo e alma, tinha essa obsessão, após a qual se sentia vazio, mas depois de um livro voltava a renovar-se para dar corpo a outro. Esta obsessão está bem expressa nestas palavras suas:

          Escrever, escrever, escrever. Toma-me um desvairamento como o de um ébrio, que tem mais sede com o beber…” e “ Vou entrar a escrever no paraíso.” (estas últimas proferidas aos oitenta anos).

Antes de morrer, deixou um livro entregue ao editor intitulado Cartas a Sandra (1996), em que se pode reencontrar a personagem Xana, filha do narrador do romance Para Sempre, apresentando ao leitor cartas escritas pelo pai à sua mãe.

Após a morte do escritor, a Câmara Municipal de Gouveia e a Universidade de Évora criaram prémios literários em memória de Vergílio Ferreira. O espólio do escritor, composto por prémios, livros e alguns objetos pessoais, foi doado a Gouveia, concelho de onde Vergílio Ferreira era natural e está em exposição na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira. O seu espólio de originais manuscritos de quase todos os seus romances foi doado à Biblioteca Nacional.

Para aceder à bibliografia, clique aqui.

_

Por Entre os Sons da Música

Por entre os sons da música, ao ouvido 

como a uma porta que ficou entreaberta 

o que se me revela em ter sentido

 é o que por essa música encoberta

 
acena em vão do outro lado dela 

e eu sinto como a voz que respondesse 

ao que em mim não chamou nem está nela, 

porque é só o desejar que aí batesse. 

 

 Retomo ao Ponto de Partida

Retomo, pois, ao ponto de partida 
como um presente, o ponto de chegada.
Entre um começo e outro não há nada
Excepto o nada da vida vivida.

Desgaste, corrosão do que de novo
em velho se mudou antes de o ser,
etc.

_

Que Há para Lá do Sonhar?

Céu baixo, grosso, cinzento 
e uma luz vaga pelo ar
chama-me ao gosto de estar
reduzido ao fermento
do que em mim a levedar
é este estranho tormento
de me estar tudo a contento,
em todo o meu pensamento
ser pensar a dormitar.

Mas que há para lá do sonhar? 

in “Conta-Corrente1”

 

MJLeite

Enviar