Hoje quem dá a nota sou eu !

É tempo de reflexão!

Não importa os erros ortográficos, as construções das frases, os pontapés na gramática, entre outras. O que importa realmente, é o que, os meus sentimentos exprimem ao longo desta cartinha. Começo pelas belas qualidades do corpo docente e não docente desta escola.

Tem uma memória de elefante, para de tudo se lembrar. Uma paciência de anjo, para a todos educar.  Olhos à volta da cabeça, para tudo poder ver. Resposta automática, para a todos responder.

 Microfone incorporado, para tudo registar. Umas costas bem largas, para tudo isto aguentar. Ouvidos com controle de intensidade, para não ficar com a cabeça atordoada. E uma voz bem resistente, para não ter de ficar calada.

Oito braços como um polvo, para a todos ajudar. E um coração de criança, para tudo apreciar. Um bom filtro nasal, para aos maus cheiros resistir. E um enorme bom humor, para tudo encarar a rir!

Mais 10 dedinhos de fada, que ajudem a trabalhar… E umas pernas de atleta, para os mais pequenos apanhar. Conhecimentos de informática, para usar o computador. E também de medicina, para as feridas aliviar.

 Precisa também de ter muita cultura geral. E nas áreas científicas, não poderá dar-se mal… Português,  Matemática e também Astronomia. Para além de História e também Geografia. Tem de saber Psicologia, para lidar com as pessoas. E dizer, sem magoar, às vezes coisas menos boas…

Enfim, uns professores à medida da necessidade, Só feita por encomenda, não vos parece verdade? Bom, vocês têm tudo isso e muito mais, queridos professores!

Penso que esta é a oportunidade ideal para agradecer por tudo aquilo que  vocês fizeram  por mim, por tudo o que me ensinaram nas aulas e, também, por tudo de bom que a vossa postura séria, honesta e ética sugere a mim . Acredito que as vossas vidas sejam bastante atribuladas, com tantas coisas a ensinar, com tantas provas a corrigir, com toda a preocupação em saber se os seus ensinamentos foram assimilados…

 Na minha maneira de pensar, acho que são poucas as profissões que exijam tanto de alguém como o magistério, pois a sua tarefa não termina quando o sinal sonoro indica o fim da aula, e isso torna a sua função um verdadeiro “sacrifício”.  Sei que às vezes não sabemos reconhecer o vosso esforço e a vossa dedicação e, assim, peço-lhe desculpas em meu nome por algo que tenha feito… Não é por mal, acredite!

A gente ouve dizer que a vida do professor  e auxiliares é muito sacrificada: muito trabalho, muito stressante, pouco respeito e pouco dinheiro… No entanto, quero que esta cartinha toque nos vossos corações e nas vossas mentes como uma luzinha no fim do túnel, como uma renovação desta vossa esperança latente de que, um dia, finalmente, o mundo saberá reconhecer o valor das vossas palavras, da vossa dedicação, do árduo, nobre e sagrado trabalho.

Mas neste dia e através desta singela homenagem pareceu-me uma boa ideia de agradecer a toda a equipa (Professores; Assistentes Operacionais E Associação de Pais da Escola do Mucifal) por terem gostado de mim do jeito que sou.

Por terem aceitado todos os meus defeitos e por saberem elogiar as minhas virtudes. Por me ensinarem que cada dia podemos recomeçar e por fim, por me fazerem sentir amado por todos vós, sabendo que posso contar sempre com vocês.

AH! Já me esquecia de dar a Nota final: 20 valores (observações: Nunca deixem de ser como são)

Um muito obrigado por tudo, bem hajam..

 

Renato Rafael Ponces Ribeiro ( 3º Ano )

Escola Básica do Mucifal

Mucifal, 16 de Junho de 2014

Enviar