Visita a Belém


Cursos EFA(1) 12º.TCA, 12º.TAR, 12º.TSF

 

No dia 8 de Junho, um domingo cheio de sol e de boa disposição, partimos à descoberta de Belém, o bairro mais emblemático quando falamos de património relacionado com os descobrimentos.

Um dos ex-libris da cidade de Lisboa e da zona de Belém é o Mosteiro dos Jerónimos, mandado construir em 1501 por iniciativa do rei D. Manuel I e que só cem anos mais tarde viria a estar concluído. Implantado na grandiosa Praça do Império, o monumento integra elementos arquitetónicos e decorativos do gótico tardio e do renascimento, a que se juntaram motivos régios, religiosos, naturalistas e náuticos, fundando-se um edifício considerado a jóia do estilo manuelino, exclusivamente português.

A grandiosidade arquitetónica é evidente, tendo sido reconhecido como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A igreja do mosteiro, a Igreja de Santa Maria de Belém, é um templo magnífico de três naves sustentadas por elegantes pilares que se articulam com uma abóbada ogivada, bela e única.

Aí pudemos contemplar os túmulos de Vasco da Gama e do poeta épico Luís de Camões, dois grandes nomes da nossa história e da nossa cultura.

Mas a modernidade e a animação cultural estão igualmente presentes em Belém, no CCB – Centro Cultural de Belém, onde visitámos o Museu Colecção Berardo, que propõe ao visitante de todas as idades um percurso pela arte do século XX até aos nossos dias, através dos seus movimentos e protagonistas mais significativos.

No piso 2 (1900/1960) foi-nos proposto um percurso pela arte moderna, que se inicia nos primeiros anos do século XX com Picasso e a invenção do cubismo e com Duchamp e os ready-made.

Pudemos apreciar obras de nomes que vão desde os portugueses Maria Helena Vieira da Silva e Amadeo de Souza-Cardoso até nomes da vanguarda europeia e norte-americana: Salvador Dalí, Joan Miró, Peter Blake, Lucio Fontana, Robert Delaunay, Piet Mondrian, Andy Warhol.

Tivemos uma guia excelente que, com o seu dinamismo, entusiasmo e conhecimento, cativou a atenção de todos e em muito contribuiu para que entendêssemos melhor a arte moderna.

Saindo para os espaços abertos, visitámos, com a ajuda de um pequeno guia em papel, o Jardim Botânico Tropical, especializado na flora tropical e subtropical, incluindo mais de 500 espécies originárias de diversos continentes.

Para finalizar a visita em Belém, um delicioso pic nic nos verdejantes jardins de Belém…

 

Maria José Ferreira

 

(1) Educação e Formação de Adultos.

Enviar