Como Se Fez – 21: Buraco Negro

BlackHole

Trata-se de um negativo, iluminado em contraluz difusa de uma lâmpada de tungsténio, que constitui a fonte luminosa do visor de diapositivos, onde foi colocado para ser fotografado.

Recordemos alguns fundamentos:

As lâmpadas de tungsténio (as vulgares incandescentes) emitem uma luz amarelada, que, quando ilumina o que se fotografa, obriga ao uso de um filtro azul ou deve regular-se o Balanço de Brancos da câmara para este tipo de iluminação. Não fiz nada disto e usei película para luz do dia, portanto iria ficar tudo mais amarelado que o normal. [Recordemos que a nossa visão normalmente não se apercebe que vemos tudo mais amarelado quando a iluminação provém destas lâmpadas, nem que está tudo mais esverdeado quando a luz é do tipo fluorescente (embora já existam lâmpadas deste último tipo com várias temperaturas de cor, a maioria dá luz que tende para o verde). Às vezes nem nos apercebemos que à luz de velas tudo fica com tons mais quentes].

Já devemos ter notado que a película negativa tem uma cor alaranjada, trata-se da mistura de filtros coloridos, ou máscaras, existentes em duas das camadas sensíveis à cor, usadas para compensar imperfeições nos respetivos corantes. As camadas podem chegar a ser (pasmem-se) 12 ou mais, dependendo do fabricante, embora na maior parte dos casos sejam só oito ou nove e destas apenas nos interessam as das três cores primárias. [As películas de Preto e Branco têm seis ou sete camadas]. Claro que, com tantas camadas, aparentemente, perde-se o conceito de Plano Focal, pois um plano não tem espessura, mas, apesar dos vários corantes, adesivos, camadas protetoras e anti-halo, a película continua a ter uma espessura insignificante (cerca de 0,13 mm), para além disto, existe a Profundidade de Foco, que não devemos confundir com a Profundidade de Campo. Esta é para a frente da objetiva e pode ser muito pequena ou ter centenas de metros, enquanto a Profundidade de Foco é para o lado de dentro da máquina e é sempre muito pequena, mas o suficiente para garantir a nitidez, exceto, claro, quando se erra na focagem.

Vejamos então o mistério do laranja: A película negativa a cores tem três corantes sensíveis à luz, que têm as cores primárias da síntese subtrativa, um Amarelo, que capta os Azuis da imagem; um Ciano, que é sensível ao Vermelho; e um Magenta, que capta os Verdes. Já percebemos que as cores primárias captadas são as da síntese aditiva (visão, televisão, monitores e luz em geral). Acontece que o corante Ciano, para além de captar os Vermelhos, também apanha parte dos Verdes e o corante Magenta, que capta os Verdes, também apanha parte dos Azuis, que são captados pelo Amarelo, que por acaso, não capta mais nada. Grande confusão… Assim, para que não haja excessos de nenhuma cor e resultem cores mais fiéis, os fabricantes das películas resolveram (a partir de 1949) emparelhar os corantes Magenta e Ciano com máscaras destinadas a impedir a passagem das cores indesejadas. O Magenta tem uma máscara Amarela (que impede a passagem dos Azuis) e o Ciano uma Magenta (que bloqueia os Verdes). De toda esta mistura, onde predominam o Amarelo e o Magenta, tinha de resultar a cor alaranjada que conhecemos, cuja intensidade varia com o lote de fabrico.

Para os curiosos que dominem a língua inglesa, segue-se um link para um artigo, cujo autor explica isto melhor que eu, mas convém evitarem a tradução automática, pois, citando Umberto Eco, “Traduzir é dizer quase a mesma coisa”, onde eu acrescento, “…mas com a tradução automática, é dizer praticamente outra coisa”, portanto usem-na por vossa conta e risco.

http://www.brianpritchard.com/why_colour_negative_is_orange.htm

Face ao exposto, o negativo aqui fotografado é bastante mais laranja do que se fosse criado com um programa informático de edição de imagem, conforme se pode verificar na imagem abaixo, onde está o positivo e a respetiva imagem negativa.

PoisitNegat_BH

A concluir segue-se o Link do “Sala 17”: Abertura e diafragma.

http://sala17.wordpress.com/2010/02/12/fotografia-componente-teorica-5-abertura-de-diafragma-e-profundidade-de-campo/

José Maria Silva

Um comentário para “Como Se Fez – 21: Buraco Negro”

  1. Um artigo muito instrutivo, mais um! O link com a “imagem das máscaras” complementa muito bem a descrição do artigo. Para quem gosto ou pura e simplesmente é curioso da fotograifa aqui ficou mais uma boa lição.

Enviar