A Porta do Inferno

A cratera de gás natural de Darvaza é uma bacia de 70 metros de largura situada no meio do deserto de Karakum, no Turquemenistão. A cratera, que foi criada quando um campo e uma plataforma de perfuração de gás natural aluíram em 1971, é chamada informalmente de “porta do/para o inferno” pela população local, pois arde há 42 anos.

As chamas foram instigadas quando uma equipa de perfuração da União Soviética decidiu que, depois do colapso da plataforma, a melhor forma de lidar com a grande quantidade de gás metano derramado era queimá-la. Na altura, os geólogos previram que o metano iria arder dentro de dias, mas quatro décadas depois, o gás natural continua a queimar, iluminando a região circundante por quilómetros.

Atualmente, a “porta para o inferno” é uma atração turística, com viajantes a afluírem à aldeia vizinha de Darvaza – que tem uma população de apenas cerca de 350 pessoas – vindos de todo o mundo. Tipicamente, os grupos turísticos visitam o local ao fim da tarde, pois o brilho ardente da cratera é mais dramático à pouca luz do anoitecer que durante o dia.

 

João Ferreira

2 comentários para “A Porta do Inferno”

  1. Deve ser um espetáculo assustador… 🙁

  2. Ora cá está uma fenómeno que desconhecia!

Enviar