Como Se Fez – 24: Espaço Exterior

OuterSpace2

O firmamento é escuro, até dizem que há por lá qualquer coisa, que não se vê, chamada Matéria Escura (23%), o resto da escuridão é Energia Escura (73%), que também não é visível, e os restantes 4% são outras coisas, como gás e poeira cósmica…

No canto superior esquerdo desta imagem há uma região que tende para o vermelho, parece ser a luminosidade de uma galáxia fora do enquadramento. Andando para a direita, junto à aresta superior vemos um curto risco ligeiramente curvo, que aponta para baixo, provavelmente é o rasto de um cometa. Abaixo deste risco vemos uma mancha branca, que poderá ser uma galáxia distante muito densa ou qualquer corpo celeste não identificado…

Agora a realidade: O fundo é uma cartolina preta. O rasto do cometa e o corpo celeste não identificado são reflexos num cinzeiro de porcelana negra. O planeta é uma esfera de zinco. O foguete é uma pequena peça de latão, que faz parte de um cinzeiro. O rasto da propulsão do foguete é um retângulo de cartolina (também preta), arqueado em forma de meia-cana para cobrir o arame que prende o foguete à base. O resto são grãos de açúcar.

Abaixo está uma imagem de dois destes elementos, mais uma moeda de 50 cêntimos, que serve para termos uma ideia do tamanho das peças.

FoguetiPlaneta

José Maria Silva

4 comentários para “Como Se Fez – 24: Espaço Exterior”

  1. Grande criatividade! Confesso que algumas particularidades da fotografia fogem ao meio entendimento….Como foram criadas as luzinhas dispersas – a poeira cósmica?

  2. Criatividade – é a palavra-chave desta rubrica. Espero que esta a ser inspiradora para os nossos jovens.

  3. E assim se faz arte. A obra do Zé Maria tem sempre o condão de encantar.

    Grande abraço

  4. Que bela foto!
    Passa bem por uma das muitas imagens que aparecem nos manuais de FQ de 7º ano.
    Mais uma criação fantástica do nosso artista.

    Boas Festas.

Enviar