Como Se Fez – 23: Feliz Natal

Natal

 

Se andarmos atentos aos reflexos, descobrimos imagens muito interessantes, pois os reflexos, só por si, são uma área da fotografia, acerca da qual é possível escrever um livro inteiro.

Já sabemos que os podemos controlar ou eliminar, se tivermos um filtro polarizante (Como Se Fez – 3: “30 Graus no Interior”). Recordamos que a imagem “Sistema Binário” (Como Se Fez – 6) é também um reflexo.

A presente imagem fala por si, vê-se que a máquina está sobre o tripé e que não está muito próxima da superfície refletora, para que o reflexo não seja apenas a objetiva, também é possível deduzir que a abertura foi a suficiente para deixar o motivo central focado e o resto não. A velocidade foi de um quarto de segundo, sem tripé ficaria tremida.

Seguem-se exemplos de outros reflexos:

1 – Qualquer córnea é quase um espelho convexo, embora seja difícil de focar e no caso dos animais é preciso escolher bem o momento; 2 – Óculos de sol espelhados dão bons reflexos, este exemplo é do Simulacro de há dois anos; 3 – Água em movimento lento, neste caso a ria de Aveiro; 4 – Reflexo da miniatura de um Bentley de 1930 sobre papel autocolante metalizado.

OutrosReflexos

Contamos voltar à temática dos reflexos, para tratarmos de vidros e espelhos, deverá ser no “Como Se Fez – 31”, este  artigo é o 23.

Boas Festas é o que desejamos a todos os nossos leitores.

A concluir segue-se o Link do “Sala 17”, que é o último desta série: Fotómetro.

Agradeço de novo ao professor António Marques a cedência dos links.

http://sala17.wordpress.com/2010/02/12/fotografia-componente-teorica-7-fotometro-e-valores-de-exposicao/

José Maria Silva

2 comentários para “Como Se Fez – 23: Feliz Natal”

  1. Os reflexos proporcionam, de facto, efeitos muito interessantes. Gosto especialmente dos de água, mas este enfeite de Natal ficou muito curioso.
    Obrigada, Prof. José Maria e… Bom Natal !

  2. Um feliz Natal e Boas Festas ao promotor desta muito interessante rubrica. Obrigado, José.

Enviar