Como Se Fez – 30: Doze Menos Um

DozeMenosUm

…São só onze crustáceos decápodes, mas eu até tive a tentação de colocar na imagem uns talheres a fazerem de ponteiros e… (quase de certeza que) pouca gente se iria aperceber da falta de um dos números, ou da posição do mesmo, neste hipotético mostrador de relógio.

A imagem vale pelas cores. Se andarmos atentos e com a máquina fotográfica, descobrimos imagens que vale a pena captar, é só escolher o ângulo de observação e o enquadramento.

Foi tirada no exterior, com iluminação indireta. O alguidar foi recortado e montado sobre fundo negro.

No fundo deste artigo está, à esquerda, a mesma imagem com o efeito Orton produzido digitalmente. Esta técnica foi criada pelo fotógrafo canadiano Michael Orton e consiste na sobreposição de, pelo menos, duas imagens, uma nítida, mas com reduzida profundidade de campo e outra desfocada, sendo necessário que uma delas (ou todas) esteja sobre-exposta, resultando assim um foco suave com aparência de aguarela. Esclareça-se que ele fazia isto com película diapositiva e montava os dois ou três diapositivos no mesmo caixilho. Naturalmente, as imagens eram captadas de seguida e com a câmara sobre tripé.

Segue-se o link para a página deste fotógrafo, na qual é explicado (em inglês) este efeito, mas todos os trabalhos apresentados no site são de grande qualidade e muitos deles assemelham-se bastante a pinturas. Vale a pena explorá-lo.

http://www.michaelortonphotography.com/ortoneffect.html

Para criar a imagem abaixo com o efeito Orton, dupliquei a foto do início, desfoquei o duplicado, aumentei-lhe o brilho e fundi as duas numa só.

À direita está praticamente o oposto, trata-se do efeito Dragan, do qual foi pioneiro o fotógrafo polaco Andrzej Dragan. Trata-se de uma técnica, usada sobretudo em retratos, onde são acentuadas todas as imperfeições, rugas, sinais e texturas, realçando, normalmente, o brilho dos olhos. O processo é muito trabalhoso, implica retoques ao longo das linhas que se pretende acentuar, alterações na saturação, brilho, contraste, nitidez, etc. e fusão final das camadas. O resultado é semelhante a uma imagem HDR (High Dynamic Range), método do qual falaremos oportunamente.

Segue-se o link para o site deste fotógrafo.

http://andrzejdragan.com/

Efeitos

José Maria Silva

Enviar