Comenius na Turquia

Num momento em que a prática de actividade física desempenha um papel importante no combate ao sedentarismo do século XXI quatro professores e quatro alunos da Escola Secundária de Santa Maria deslocaram-se a Antália na Turquia, entre 21 e 26 de março, a fim de participarem no 5º encontro do Projeto Comenius “Living fit and mentally healthy in Europe” do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida e compararem as tendências das atividades físicas dos países participantes.

A cidade anfitriã, Antália, é uma cidade do sul da Turquia situada na região do Mediterrâneo, que foi fundada cerca de 150 a.C.. Construída numa estreita planície e sobre falésias à beira-mar, a cidade está rodeada de montanhas. Os investimentos feitos a partir dos anos setenta transformaram-na num centro turístico de fama internacional, onde, de manhã, se pode subir de teleférico, aos picos das montanhas cobertas de neve e, de tarde se pode banhar nas águas cálidas do Mediterrâneo.

Além de se ter visitado a escola parceira, a cidade acima referida e respetivos pontos de interesse, visitou-se, ainda, a cidade de Istambul, nomeadamente a Hagia Sophia, a Mesquita Azul e o Mercado Egípcio, mais conhecido pelo Mercado das Especiarias, onde as cores e os cheiros desempenham um papel preponderante. Fez-se ainda um cruzeiro no Estreito de Bósforo até ao Mar Negro, onde se pode apreciar e comparar a margem europeia e a margem asiática da cidade de Istambul.

_

Isabel Carmo

Enviar