Como Se Fez – 32: Inundação

Inunda1

Conforme prometido no “Como Se Fez” 23, de 1 de Dezembro, intitulado Feliz Natal, estamos de volta aos reflexos. Este exemplo trata-se de uma fotografia colocada, na vertical, à frente da câmara e paralela ao plano da película ou do sensor. Praticamente na horizontal, entre a objetiva e a fotografia, foi colocado um vidro que reflete a imagem da foto.

E pronto. Convém recordarmos que os vidros dão sempre dois reflexos, cada um correspondente a uma das faces, portanto o reflexo muitas vezes parece tremido, desfocado ou com os contornos a dobrar, como se sofresse de astigmatismo.

Este fenómeno do duplo reflexo até se verifica com os espelhos, embora o da face espelhada seja muito mais intenso que o da outra, que por isso passa despercebido, mas a câmara apanha-o e nós também, se estivermos bem atentos e não olharmos para o plano do vidro mesmo de frente.

Abaixo está outro reflexo produzido com um vidro, nas neste a imagem não era uma fotografia, mas o outro lado da rua.

 Inunda2

José Maria Silva

Um comentário para “Como Se Fez – 32: Inundação”

  1. Que ideia tão curiosa e inspiradora, para “retocar” a paisagem! Com os apetrechos certos, transformo a serra de Sintra numa ilha linda, uma espécie de Avalon lusitana

Enviar