Assalto ao Castelo dos Mouros

No dia 26 de abril, a nossa turma, organizou mais uma visita de estudo – “À Descoberta do Castelo”.

Este espaço faz parte dos monumentos mais importantes na consagração da independência do Condado Portucalense (Portugal) contra o domínio muçulmano.

Aqui, viveram outras comunidades antes da ocupação muçulmana. São exemplo disso os diversos artefactos do período neolítico encontrados em várias áreas do Castelo.

Há também vestígios da presença dos vikings pois, segundo os historiadores, o rei Sigurd I da Noruega terá marcado a sua presença no Castelo.

Os muçulmanos ocuparam o Castelo e a região até cerca do ano 1147, ano em que D. Afonso Henriques tomou de assalto o Castelo.

Após um longo período ao “abandono”, o Castelo dos Mouros renasceu para uma nova etapa da sua vida: a abertura ao público; apesar ter estado sempre aberto a quem o quis visitar, o Castelo mostra, agora, a sua verdadeira história.

A reconstrução da Igreja de S. Pedro de Canaferrim, que terá sido a primeira igreja paroquial de Sintra (séc. XII), está reconstruída e alberga um Centro Interpretativo do Castelo. Aqui, através de equipamento multimédia, podemos apreciar o espólio encontrado no Castelo bem como assistir a um pequeno filme em português e inglês, no qual nos é contada a história do Castelo.

É daqui que partimos à aventura!

Segue o relato de um dos fiéis combatentes:

 

O batalhão Sancta Maria, ao serviço de el-rei D. Afonso, reúne para dar inicio à conquista do Castelo, no posto de controle de S. Pedro de Canaferrim.

Após longa e íngreme caminhada, transportando armas, armaduras e frugais alimentos, chega finalmente às muralhas do castelo sob vigilância dos mouros.

À mercê dos infiéis, o nobre batalhão é obrigado a despojar-se dos seus bens mais preciosos – as rações de sobrevivência.

Chuva! Vento!

Que mais reservam os deuses?

No final, o batalhão de Sancta Maria sai vencedor!

Cheios de memórias e coração pleno de orgulho, abrigados da intempérie, é tempo de descrever a experiência…

 

 

Deolinda Almeida

Curso EFA 12 TAR

Um comentário para “Assalto ao Castelo dos Mouros”

  1. Um local para revisitar com regularidade! Ainda não vi o Centro Interpretativo do Castelo portanto tenho que regressar ao Castelo dos Mouros.

Enviar