Comemoração do Dia Eco-Escolas na D. Fernando II

No dia 22 de abril celebrou-se o dia da Terra, comemorando-se também o Dia das Eco-Escolas. A Escola Básica 2,3 de D. Fernando II comemorou neste dia, em particular, esta data tão especial para o nosso planeta.

Apesar de ter havido greve dos funcionários e, desta forma, não terem estado todos os alunos da escola na parte da manhã, as atividades realizaram-se e foram um sucesso para todos os alunos e professores que nelas participaram. Logo pela manhã, houve anilhagem de aves com o Dr. João Paulo Lopes (Reserva Natural do Estuário do Tejo), o Dr. Francisco Correia (Parque Natural Sintra-Cascais) e os Vigilantes da Natureza Juniores – Clube Amigos do Ambiente. Da parte da tarde, realizaram-se palestras: uma sobre a Floresta da região onde o Agrupamento de Escolas se insere – plantas da mata da escola (Trilho à Descoberta da Natureza) – dinamizada pela Engª. Cláudia Almeida do PNSC; outra sobre a Geologia da zona também envolvente da escola, mais direcionada a alunos do 7ºano, e dinamizada pela Profª. Doutora Lígia Castro (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa); outra sobre as Aves da mata da escola, conduzida pelo Dr. Francisco Correia.

Houve, igualmente durante toda a semana, uma exposição interativa na BECRE com material do Centro Ciência Viva de Sintra e intitulada: No início era a semente.

No corredor principal da escola estiveram expostos os trabalhos dos alunos do 5ºano sobre as Aves na Mata da Escola e os do 6ºano sobre a Proteção das Florestas e Os caminhos do papel: da árvore ao papel. Na BECRE e no corredor estiveram também expostos pósteres sobre o Trilho à Descoberta da Natureza. Este espaço esteve também decorado com flores e borboletas de papel que anunciavam a Primavera, elaborados pelos alunos do Clube do Ambiente, reutilizando papéis velhos.

 

Margarida Prata

Enviar