Conhecer o Castelo de S. Jorge

A cidadela do Castelo de São Jorge é um local deslumbrante para se contemplar a riquíssima história de Lisboa. O local foi ocupado por Romanos, Visigodos e Mouros antes de ser transformado em Palácio Real por volta do século XIV.

Dominando o bairro de Alfama, com as suas ruas labirínticas, o Castelo de São Jorge possui 11 torres e um fosso seco e do cimo das suas muralhas podemos admirar as extraordinárias vistas sobre a cidade e o rio Tejo.

 

Programa da visita:

  1. Acontece no Castelo: Romanos, árabes e cruzados

Artilharia de cerco do séc. II A.C. ao séc. XIII – três máquinas (balista clássica, espringal e balista medieval) apresentadas no contexto de um cerco e cada uma com o seu conjunto de artilheiros equipados a rigor. A explicação histórica e tecnológica da artilheria de torsão desde o seu aparecimento na época clássica até ao seu crepúsculo no séc. XIII. Cada equipa de artilheiros faz uma demonstração do funcionamento, procedendo ao disparo das armas de cerco. No final de cada demonstração, os participantes têm oportunidade de contactar diretamente com estas armas reais.

 

  1. À Descoberta do Castelo

Castelejo – Palácio – Sítio Arqueológico – Exposição Permanente

 

  1. À descoberta de Alfama: do Castelo à Sé

_

Curso EFA 12 TAR

Enviar