Concerto pelo Duo Contrasti

Como já foi noticiado anteriormente, o programa Encontros na Música, que decorre todas as segundas feiras, às 18h30, no auditório da Escola Secundária de Santa Maria, surge na sequência de uma parceria estabelecida entre o Agrupamento de Escolas Monte da Lua e a Fundação Cultursintra FP, da qual resulta uma série de workshops e concertos destinados a dar a conhecer nomes e obras de referência da música europeia e mundial.

Nos três workshops já realizados (a 13, 20 e 27 de abril), dinamizados pelo Duo Contrasti – que integra a violinista Diana Tzonkova e o contrabaixista Ercole de Conca –, os participantes foram convidados a realizar uma viagem pela música europeia, começando no Barroco, passando pelo período clássico e terminando no Romantismo.

Animados pelo discurso cantante de Ercole de Conca e pela interpretação irrepreensível dos dois executantes, pudemos, com efeito, conhecer melhor autores e obras de referência desses três períodos: Bach, Telemann e Häendel, Haydn e Mozart, Beethoven, Schubert, Mendelssohn, Schumann e Brahms.

O concerto que decorreu no dia 4 de maio surgiu como o culminar desse caminho prévio feito em conjunto. O Duo Contrasti presenteou-nos com duas obras de Giovanni Bottesini (1821-1889), compositor italiano romântico, maestro e um virtuoso do contrabaixo.

A iniciar, o Gran Duetto nº2, obra juvenil na qual o autor procura ainda o seu estilo próprio: no 1º andamento, podemos detetar a influência de outros autores; o 2º andamento mostra já a personalidade definitiva do autor; o 3º andamento manifesta algum virtuosismo de Bottesini.

Seguiu-se a interpretação da segunda peça do autor italiano, Gran Duo concertante, representativa dos anos de maturidade. Ercole de Conca, no seu estilo já conhecido, introduziu esta obra fazendo referência ao facto de a peça original ter sido escrita para dois contrabaixos, vindo, posteriormente, por circunstâncias várias, a ser alterada para contrabaixo e violino. Foi executada pelo próprio Bottesini (contrabaixo) e por Camillo Sivori (violino), discípulo de Paganini.

Em tempo de encore, o duo Contrasti presenteou-nos ainda com o Concerto Duo, obra de Edgar Meyer, compositor e multi-instrumentalista americano nascido em 1960.

Aguardamos os próximos encontros. E esperamos que o público adira a esta iniciativa.

_

MJFerreira (texto)

Mariana Gomes (fotos)

Enviar