Visita ao Centro de Ciência Viva

No dia 12 de junho, no âmbito das disciplinas de Ciências Físico Químicas, Ciências Naturais e Matemática, os alunos do 8ºano da Escola EBI de Colares realizaram uma visita de estudo ao Centro Ciência Viva, em Sintra. Este, é um espaço vocacionado para a divulgação e promoção científico-tecnológica através da observação e experimentação. Integrando módulos interactivos, o Centro aborda as seguintes principais áreas temáticas:

– Água; – Corpo Humano; – Fenómenos da Física e da Química; – Raciocino Matemático;            – Ambiente; – Astronomia.

Os alunos foram divididos em grupos e percorreram os módulos interactivos onde satisfizeram a sua curiosidade, mediante divertidas experiências de observação e manuseamento: “Como será a nossa pele vista de perto?”O que será mais arrepiante: um looping numa montanha russa ou uma aranha peluda?” “E como será saltar à macaca num grande tapete musical?” Alguma vez andaste de bicicleta num arame a cinco metros do chão? Aceitas o desafio? Nesta bicicleta especial, o que acontece se nos inclinarmos ligeiramente para um dos lados? Será que a bicicleta se mantém em equilíbrio?”…

Visitaram também o Laboratório onde, acompanhados por um colaborador do Centro, foram todos convidados a meter as mãos na massa:

Realizaram duas actividades práticas onde interpretaram um protocolo, manusearam instrumentos laboratoriais e tiveram que retirar conclusões.

Os alunos participaram com entusiasmo em todas as atividades propostas, relembrando conceitos já abordados e exploraram novas formas de aprendizagem, fora da sala de aula.

Uma manhã muito bem passada e uma forma diferente de festejar o último dia de aulas

 

Paula Pinto

Enviar