Plutão

2015-07-19_1259_Plutão

Plutão, formalmente conhecido por 134340 Plutão, é um planeta anão do Sistema Solar e o décimo objeto mais massivo orbitando o Sol. Originalmente classificado como um planeta, Plutão é atualmente o maior membro do cinturão de Kuiper, uma família de mundos gelados que ocupam o espaço além de Neptuno.

Plutão foi descoberto em 1930 por um cientista de 24 anos de idade, Clyde Tombaugh, quando estava a testar uma máquina especial para comparar fotos do céu. Plutão segue uma órbita elíptica (em forma de ovo) que varia entre 7.381 milhões de km (49 distâncias Sol-Terra) e 4.446 milhões de km (30 distâncias Sol-Terra). Como uma órbita dura 248 anos, ninguém nascido em Plutão jamais iria celebrar um único aniversário! Muito pouco se sabe sobre Plutão. A sua superfície é extremamente fria (-230 graus C) e parece ser coberta por gelo e rocha. Nos últimos anos, tem-se aproximado do Sol permitindo assim a Plutão vivenciar um pequeno verão. Plutão gira “para trás” (leste a oeste) e dá uma volta completa, sobre si mesmo, a cada 6 dias e 9 horas. A lua maior, Charon, leva o mesmo período de tempo para orbitar Plutão. Isto significa que qualquer pessoa que nasça e viva no lado de Plutão oposto a Charon nunca a poderia ver a menos que se deslocasse.

Plutão foi o único planeta a ser batizado por uma criança. Em 1930, uma menina de 11 anos que viveu em Oxford, Inglaterra, com o nome de Venetia Burney, sugeriu que este novo planeta precisava de um nome e baptizou-o com o nome do deus romano do submundo. O avô de Venetia enviou essa sugestão para o Observatório Lowell e o nome foi aceite.

 

Curiosidade:

O processador usado na PlayStation Original da Sony (CPU MIPS R3000), que já tem uns anos largos, foi “o que levou” a sonda New Horizons, da NASA, até Plutão.

_

João Ferreira

Enviar