Tapeçaria de Bayeux

bayeux5

A Tapeçaria de Bayeux encontra-se no “Musée de la Tapisserie de Bayeux”, no norte de França é um dos mais antigos exemplos de narrativa com imagens.

Trata-se de um bordado de lã sobre fundo de linho, datado de 1080. Esta peça de arte normanda, inscrita pela UNESCO no programa Memória do Mundo desde 2007, narra a vitória de Guilherme da Normandia sobre o rei inglês Harold, na Batalha de Hastings, a 14 de Outubro de 1066. Nesta data esteve visível o cometa Halley, também representado nas imagens. A riqueza dos detalhes tem sido alvo de estudo aprofundado pelos historiadores, que aí encontram inúmera informação sobre o armamento e a guerra no século XI.

Ao longo dos seus 70 metros é contada a História, com um dinamismo quase cinematográfico, que a leva a ser considerada um dos elementos de referência para o estudo das origens da Banda Desenhada.

Em 2009, as “Potion Pictures Limited” produziram um filme de animação com as figuras medievais representadas ao longo da tapeçaria. É um excelente trabalho de David Newton, para o qual Marc Sylvan refez a música e criou os efeitos sonoros.

A este propósito, aproveitamos para republicar o artigo “BD – Das Raízes às Origens”, publicado pela primeira vez no Jota Jovem, nº 12, em Abril de 1996. Este jornal, em papel e a preto e branco, foi, desde maio de 1991 a junho de 1998, o periódico da Escola da Sarrazola. Todos os números foram sucessos editoriais, incluindo o do artigo de quatro páginas, agora reproduzido. Chamamos a atenção para o facto de a ortografia ser a anterior à do acordo presentemente em vigor, mas as palavras “filactera” e “filactério” não perderam a letra “c”, pois ela lê-se. As referências à Tapeçaria de Bayeux encontram-se na terceira página (aquela que no jornal tinha o número 22). Veja o artigo aqui.

Mais informação sobre a Tapeçaria de Bayeux, atenção que os links são brasileiros, portanto História é estória (que por vezes é usada nesta última versão com o sentido de narrativa popular) e o facto é fato.

http://www.ricardocosta.com/artigo/breve-historia-da-tapecaria-de-bayeux-c-1070-1080

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tape%C3%A7aria_de_Bayeux

_

José Maria Silva 

4 comentários para “Tapeçaria de Bayeux”

  1. Afinal a BD é bem mais antiga do que eu imaginava!

    Abençoados sejam (tenham sido) os autores da tapeçaria
    de BAYEUX e longa vida ao chão de areia

  2. Obrigada, José Maria!
    Acordo à parte, fiquei estupefacta com todos os detalhes representados ao longo da tapeçaria.

  3. É antiga, na Sarrazola, a tradição de um jornalismo de qualidade!
    Parabéns ao Chão de Areia, por respeitar e continuar essa tradição.

  4. Um artigo de grande qualidade revelador da importância da Arte na construção da identidade de um pais.

Enviar