Lintel de São Miguel e Santo Adriano Mártir

lintel de S+úo Miguel e Adriano M+írtir

.

Lintel de São Miguel e Santo Adriano Mártir | Peça do mês de Setembro

Lintel decorado e epigrafado, dedicado a São Miguel e Adriano Mártir, que integraria o altar lateral de uma igreja fundada em época paleocristã ou moçarábica (mais provavelmente já no séc. VIII, ou mesmo IX) consagrada a Santa Maria. Esta peça integra uma excepcional colecção de seis lintéis epigrafados e/ou decorados, ostentando inscrições e simbologia de inequívoca temática cristã, provenientes da aldeia de Faião e, por certo, todos eles pertencentes àquela mesma igreja.

[+] S(an)C(t)I MICh[AELIS] ET  α+ω   ADR[I]ANI MARTIRIS

“[+] (altar) de São Miguel e α+ω de Adriano Mártir”

A antiga relação cultual entre o Arcanjo e Santo Adriano surge documentada através de vários outros testemunhos, de época visigótica e moçarábica, designadamente nas estrofes de um hino composto por meados do séc. VII na região de Toledo.

A decoração desta peça incluiria duas cruzes patadas. A primeira, reconstituída com base nos outros lintéis do conjunto, antecede a inscrição, sinal de que se trata de um texto sagrado. A segunda está no centro do lintel, é de maior dimensão, e está envolvida por um círculo. Dentro deste, para além da cruz, podemos ainda observar um alfa e um ómega (respectivamente, primeira e última letras do alfabeto grego) – símbolos alusivos àquele que é, simultaneamente, o “Princípio” e o “Fim” de todas as coisas: Cristo.

.

Marta Ribeiro

Enviar