Memória(s)

                         dali1 .                       _
A Persistência da Memória, de Dalí

                                  6º aniversário do Jornal Chão de Areia

E por que falamos de memória, de memórias, Memória do que foi, do que podia ter sido e não foi, do que foi sonhado e não tomou corpo, do que foi sem ter sido sonhado, boas e más memórias. Todas elas compõem a vida. A nossa, individual; a nossa, coletiva .A memória é evocação, é saudade mas é, também, inspiração para o futuro.”, não podíamos deixar de assinalar o 6º aniversário deste jornal.

No editorial publicado no dia 18 de setembro de 2009, escrito pelo então Diretor do Agrupamento de Colares, professor Nuno Cabanas, lê-se:

[…] será a escola capaz de assumir a dianteira no debate de ideias e na sua valorização, perante a comunidade?

Neste início de caminhada, importa, antes de mais, delimitar os princípios que devem ser a fonte de inspiração do projecto. Neste contexto, recordo, Italo Calvino e o seu último livro, “Seis propostas para o próximo milénio”. O objectivo de Calvino era sugerir alguns valores centrais para a literatura do milénio: a leveza, a rapidez, exactidão, a visibilidade, a multiplicidade e a consistência.

A leveza como antónimo da complexidade estéril. A rapidez, como factor indispensável à justiça e à verdade. A exactidão como sinónimo de rigor, imparcialidade, perfeição. A visibilidade como elo indelével à democraticidade. A multiplicidade como respeito pela diferença de opinião. A consistência como sinal de fiabilidade e durabilidade.

Nortear a publicação do “Chão de Areia” por estes valores é garantir um produto de qualidade e verdadeiramente significante para toda a comunidade.

 Mãos à obra e muito trabalho. Nada se alcança sem ele.

Seis anos volvidos, temos a convicção que temos norteado a nossa ação pelos princípios acima enunciados.

Crescemos e acompanham-nos hoje nesta caminhada mais, muitos mais, colaboradores e mais, tantos mais,  leitores que fazem do Chão de Areia “ um produto de qualidade e verdadeiramente significante para toda a comunidade.”

 

A equipa do CA

Um comentário para “Memória(s)”

  1. O Chão de Areia é neste momento um projeto emancipado com uma vitalidade entusiasmante e integradora. É com muito prazer que constato este crescimento. Um grande reconhecimento a todos aqueles que têm garantido a concretização deste excelente jornal digital. Mantenhamo-nos atentos e cuidadores.

Enviar