Museu da Assembleia da República – Peça do mês de novembro

BUFETE DA LIVRARIA MONÁSTICAmesa

Madeira de pau-santo, casquinha e latão, século XVIII. Fundo Antigo do Mosteiro de São Bento da Saúde, depósito no Palácio Nacional de Mafra

Bufete (mesa de apoio) em pau-santo, entalhado, torneado e polido, com ferragens de latão amarelo. Peça de grandes dimensões, apresentando um tampo retangular com pequeno balanço lateral, e rebordo percorrido com moldura de tremidos.

O aro é composto por doze gavetas, sendo as oito das ilhargas e do tardoz fingidas. As frentes das gavetas têm almofadas rematadas por rebordo de tremidos, e são decoradas por espelhos de fechadura em latão vazado e recortado em forma de rosácea, sendo as centrais elípticas e as laterais circulares, todas complementadas por pingentes. As pernas dispõem-se em sequência de bolachas de diferentes diâmetros e formas, com terminação em torcidos. O respetivo travejamento distribui-se por seis segmentos laterais e um central, com simetria de torcidos, e bolachas ao centro. Os cubos de intersecção são preenchidos por ferragens de latão vazado de forma quadrangular, fixadas por parafusos de cabeça estriada. Os pés são em bolacha.Esta peça integrou o acervo do antigo Mosteiro de São Bento da Saúde (atual Palácio de São Bento), de cuja Livraria seria o bufete de apoio, até à sua extinção em 1833.

Atualmente encontra-se exposto, em regime de depósito, no Palácio Nacional de Mafra.

Fonte: http://app.parlamento.pt/comunicar/Artigo.aspx?ID=548

Enviar