Museu da Assembleia da República – Peça do mês de dezembro

PEÇA DO MÊS | SÃO BENTO DE NÚRSIA

imagem_peca_mes_dezembroDesenho a carvão sobre papel avergoado, pintado a têmpera e ouro, em folha retangular disposta na vertical, com margem esquerda aparada.

Imagem de São Bento de Núrsia (c. 480547), fundador da Ordem Beneditina e do monaquismo ocidental. O Santo é representado de pé, em posição frontal, olhando à direita. Enverga cogula castanho escuro, com capuz sobre a cabeça tonsurada e rodeada de halo. Com a mão direita segura o báculo e, com a esquerda, um livro aberto impresso a duas colunas, figurando a Regra definidora da vida monástica, adotada pela generalidade das comunidades religiosas do mundo ocidental. A seus pés, à esquerda, a mitra e, à direita, um corvo segurando no bico um pão. Este animal é o símbolo usual da iconografia beneditina, juntamente com o báculo e a mitra, aludindo ao episódio em que São Bento, a quem fora oferecido um pão envenenado, ordenou a um corvo que o levasse para onde não pudesse ser encontrado. Ainda à direita da figura, mas atrás, um leão sentado, de perfil, em atitude expectante e de representação pouco fidedigna.

Em segundo plano, o espaço é preenchido por um edifício com duas torres em cantaria, alusivo ao Mosteiro de Montecassino fundado por São Bento em 529 e casa-mãe dos Beneditinos, sobrepujado à direita por sol radiante com representação antropomórfica. A cena é encimada pela legenda «MAGNE PATER BENEDICTE INTERCEDE PRO NOBIS» (Magno Pai Bento, intercede por nós) e envolta por cercadura azul com volutas e enrolamentos verde- esmeralda.

Este desenho, adquirido em leilão, terá sido feito para ilustrar um manuscrito da Ordem Beneditina.

São Bento, festejado a 11 de julho, foi proclamado Padroeiro da Europa em 1964, em reconhecimento pelo contributo dos seus discípulos para a unidade e identidade europeias após a queda do Império Romano do Ocidente.

Enviar