A EBI de Colares no Parlamento dos Jovens

Com um tema interessante, inquietante e muito atual, os alunos desde cedo, lançaram “mãos à obra” e formaram quatro listas referentes a três turmas (8.º C, 9.º A e 9.º D).

Foi interessante observar, acompanhar o envolvimento de todos os candidatos com as suas medidas, propostas, sugestões e opiniões.

Sempre com a consulta do site do Parlamento dos Jovens, as ideias foram surgindo, primeiro no papel, depois nos diversos cartazes, panfletos, autocolantes que, por toda a escola, foram sendo distribuídos.

A campanha de sensibilização foi grande nos dias 15, 18 e 19 de janeiro. A eleição dos deputados, realizada no dia 22 do mesmo mês, foi marcada pela ansiedade dos candidatos e a participação entusiástica dos alunos da escola, do 5.º ao 9.º anos de escolaridade.

No final da tarde, os resultados, afixados no átrio central da escola, e a convicção de que ainda nem tudo estava feito. Faltava eleger os candidatos que representarão a escola na fase regional/distrital. E assim aconteceu a Sessão Escolar.

Com os trinta e um deputados eleitos, debateram-se as ideias das quatro listas, saiu um texto comum e, no final, como mandam as regras democráticas, elegeram-se, por voto secreto, os dois representantes da escola e o candidato suplente.

Nesta participação, tivemos ainda a honra de receber uma deputada da Assembleia da República, Dr.ª Joana Lopes. A sessão, no auditório, envolveu várias turmas, incluindo todas as listas envolvidas. A deputada divulgou o projeto e explicou a constituição e as funcionalidades da Assembleia da República. Por fim, disponibilizou-se a esclarecer todas e quaisquer perguntas sobre a temática “Racismo, Discriminação e Preconceito”. Os alunos questionaram e a deputada respondeu. O envolvimento foi recíproco. O ambiente foi muito bom.

Até ao momento, uma certeza: que o envolvimento dos alunos não terminou. Que o tema é demasiado importante para ser tratado com ligeireza. Por isso, o combate vai continuar. Agora na fase Regional depois, quem sabe, na Assembleia da República.

composicao_imagens1

Redação: Inês Leal (8.º C)

Imagens: Ana Corino (8.º C) e Diogo Nunes (8.º C)

Enviar