Museu da Assembleia da República – Peça de fevereiro

foto_almeida_santos

Retrato de António de Almeida Santos (15/02/192618/01/2016) – Presidente da Assembleia da República na VII e na VIII Legislaturas –, pintado a óleo sobre tela por António Macedo.

Nesta obra, que integra a Galeria de Retratos dos antigos Presidentes da Assembleia da República, a segunda figura do Estado Português entre 1995 e 2002 surge sem aparato, despojada de símbolos e em fundo neutro. Retoricamente composta e centrada, matiza- se de luzes e sombras que ora revelam, ora encobrem a sua imagem.

A fronte e as mãos, clareadas, contrastam com o olhar imerso na profundidade dos óculos, e o corpo, silenciado pelo fato azul escuro, acomoda-se à cadeira avivada a ouro, que constitui o único elemento de referência espacial. Esta peça de mobiliário de estilo Luís XVI contextualiza o Presidente do órgão de soberania na sua Sala de Visitas e eterniza o como anfitrião da Casa da Democracia, recebendo a todos de igual modo e sem precedências, com expressão afável. A luz, ténue e dourada, que perpassa toda a composição, contribui para um ambiente quase intimista.

Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, filiado no Partido Socialista, Almeida Santos foi jurista, legislador e destacado político, tendo ocupado vários cargos de relevo em diferentes instituições públicas.

Enviar