Museu da Assembleia da República – Peça de março

                                                             imagem

Peça do mês – São Bento

Estatueta de vulto pleno em prata fundida, toque 925 milésimas, representando São Bento (c. 480-547), de pé e em posição frontal. Enverga cogula, cuja textura é representada por ligeiro relevo na superfície da prata, e mitra com ornatos vegetalistas. Na mão direita segura o báculo abacial, amovível e com encaixe na base da estatueta, e na mão esquerda um livro aberto alusivo à Regra de São Bento, por ele instituída e adotada como norma reguladora da vida monástica na Europa ocidental. Junto ao pé direito, surge mais um símbolo da hagiografia beneditina: o corvo segurando um pão no bico remete para o milagre em que São Bento se salvou de ingerir um pão envenenado que lhe fora oferecido.

No calendário litúrgico era festejado a 21 de março, dia do falecimento em Montecassino onde foi sepultado no Oratório de São João Batista, edificado no local em que existira um templo dedicado a Apolo. Proclamado Patrono da Europa, a 24 de outubro de 1964, em reconhecimento também pelo importante contributo para o estabelecimento da paz e da unidade europeias após a queda do Império Romano, bem como para o desenvolvimento civilizacional e cultural do ocidente europeu, passou a ser festejado a 11 de julho, data da trasladação dos restos mortais para a Abadia de Fleury, em França.

A estatueta, assente em base de prata lisa de forma retangular, tem marcas de contrastaria e de ourives do Porto. Adquirida na Joalharia Aurum, Porto, foi oferecida ao ex-Presidente da Assembleia da República João Bosco Mota Amaral (2002-2005).

Enviar