Parlamento dos Jovens – EBI de Colares

                                           A qualidade dos Jovens que estamos a formar…

Jovens deputados da Escola Básica Integrada de Colares

no

Parlamento dos Jovens

Dia 29 de fevereiro. Escola Secundária Eça de Queirós (Lisboa). Eis o destino tão aguardado pelos nossos três jovens deputados eleitos na Sessão Escolar: Tomás Moscatel (9.º A), Miguel Lopes (8.º C) e Beatriz Gonçalves (8.º C). Findas duas horas de viagem de autocarro, onde os convívios entre os jovens de várias escolas e professores envolvidos foi notório, o nervosismo “miudinho” foi crescendo lentamente entre os nossos deputados, mas o desejo de participarem, de observarem tudo ao pormenor, de defenderem o seu Projeto de Recomendação falou mais alto.

Chegámos DETERMINADOS. Entrámos no Auditório. A organização estava exemplar e olhar para todo aquele ambiente foi simplesmente… fascinante. Estiveram presentes vinte e oito escolas e um total de noventa e seis deputados! Acrescentaram-se os membros da Assembleia da República e do Ministério da Educação, professores coordenadores e toda a equipa que constituiu o “staff”.

Tudo foi seguido ao pormenor, desde a acreditação das escolas, passando pelas perguntas à senhora deputada da Assembleia da República, Dr.ª Sandra Pereira, pelo debate e votação dos Projetos de Recomendação de todas as escolas, pela votação na especialidade, terminando com a eleição das quatro escolas para a Sessão Nacional e a eleição do Porta-voz do círculo Eleitoral de Lisboa.

A nossa escola foi a primeira a apresentar as suas medidas. Embora nervosos, os deputados efetivos foram firmes e convictos na defesa das suas propostas. Responderam a todas as questões que lhes foram colocadas e mostraram um excelente espírito de equipa no debate e votação na Especialidade.

Aos poucos, o nome “Escola Agrupamento Monte da Lua” foi-se ouvindo mais vezes e os jovens mostraram satisfação.

No final, todas as propostas do grupo a que pertenciam foram aprovadas por larga maioria.

Não chegámos à Sessão Nacional, mas a presença, sentido de responsabilidade, empenho e dedicação em representar a Escola Básica Integrada de Colares por parte dos dois deputados efetivos, sempre apoiados pela deputada suplente, levou-nos, no final, e no regresso a “casa”, a virmos com o sentimento de “dever cumprido” e de VITÓRIA para a Escola.

A coordenadora do projeto, Dr.ª Patrícia Alves, agradece o carinho com que a Coordenação da Escola abraçou esta iniciativa, aos Encarregados de Educação e, sobretudo, o empenho das quatro listas que se candidataram na sessão escolar, pela campanha eleitoral que realizaram e, finalmente, um grande bem-haja aos três deputados que tão bem representaram a escola na Sessão Distrital.

São estes projetos que ajudam a incutir nos jovens valores de cidadania tão importantes como a participação ativa em questões sensíveis como a temática que foi explorada “Racismo, Discriminação e Preconceito”.

Terminámos com uma citação de Nelson Mandela que constou do nosso Projeto de Recomendação: “Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Eu estimo o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas possam viver juntas em harmonia com igualdade de oportunidades. É um ideal que espero viver, e ver realizado. Mas, meu Senhor, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer.” (Nelson Mandela, “Declaração de Defesa durante o Julgamento de Rivonia”, 1964).

imagens

Redação: Professora Patrícia Alves

Imagens: Beatriz Gonçalves (8.º C) e site da Escola Secundária Eça de Queirós

(https://www.facebook.com/EcaTv/photos/pcb.945672238847214/945671298847308/?type=3&theater).

 

Um comentário para “Parlamento dos Jovens – EBI de Colares”

  1. Mais uma vez deixo os parabéns a todos os intervenientes e…à excelente professora Patricia Alves.

Enviar