Participar para Decidir!

OS DEPUTADOS DA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE COLARES NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEM

Nervos, ânsiaverificação do Projeto de Recomendação e dos Compromissos que se iriam assumir perante os Senhores Deputados da Assembleia Municipal da Câmara de Sintra, do Vice-Presidente, dos Senhores Vereadores e Deputados. Estes eram os sentimentos dos nossos sete deputados do 9.º E que representaram no dia 2 de junho, a Escola, na sessão final, perante 120 jovens deputados de vários estabelecimentos de ensino do Concelho de Sintra. O auditório do Centro Cultural Olga Cadaval estava calorosamente preenchido.

A par do nervosismo, próprio de quem é “deputado” pela primeira vez, os sete jovens mostraram determinação, empenho, firmeza e muita, muita dedicação a uma causa nobre que é a participação estreita com o órgão máximo do poder local a fim de colaborarem apresentando as suas propostas e assumindo compromissos.

As medidas apresentadas foram alvo de reflexão cuidada dos senhores Vereadores que saudaram principalmente a atenção e o cuidado que os nossos alunos mostraram com a população idosa do Concelho. Lançaram o desafio para o voluntariado dos jovens de para com os idosos de Colares… a Câmara ACEITOU. As restantes propostas foram igualmente analisadas e refletidas pelo Senhor Vice-Presidente que enalteceu os compromissos assumidos pelos nossos alunos.

Findas quatro horas de sessão, por volta das vinte e duas horas, os nossos deputados saíram orgulhosos com sentido do “dever cumprido”.

A presença da Coordenadora da Unidade Orgânica de Colares, Dr.ª Dulce Mariano, ao longo de toda a sessão, para surpresa dos alunos e da professora coordenadora do projeto, Patrícia Alves, foi motivo de orgulho e de grato agradecimento.

No final, as fotografias, sem esquecermos os colegas da escola sede do nosso Agrupamento, Escola Secundária de Santa Maria que participaram, igualmente, de forma exemplar, ao nível do Secundário.

A Direção do Agrupamento Monte da Lua,

À Coordenação da Unidade Orgânica de Colares,

Aos Encarregados de Educação que permitiram esta iniciativa,

A TODOS, muito obrigada!

 

Patrícia Alves

Enviar