Hora de Inverno

horadinverno

A ideia é atribuída a Benjamin Franklin (político, jornalista, filósofo e físico, inventor do para-raios, figura representada nas notas de 100 dólares) e remonta a 1784. Destinava-se a poupar velas na iluminação… mas só foi implementada em 1916 pela Alemanha e Império Austro-Húngaro. Seguiram-se a França e o Reino Unido e no ano seguinte os Estados Unidos e a Rússia. Em 1918 foi a vez da Espanha. Tornou-se diretiva europeia em 1981. Por cá vigora desde o Estado Novo e já foram duas horas, com a mudança a ocorrer no final de setembro em vez de outubro. Foi assim durante o governo de Cavaco Silva, que adotou o horário da Europa Central em 1992. No Verão havia Sol até às 22:00 horas. O Governo de António Guterres, quatro anos depois, terá reposto a normalidade, se assim lhe podemos chamar.

A verdade é que nem todos os países adotaram esta prática e dentro do mesmo país, alguns estados não o fazem.

Na realidade afeta os ciclos biológicos de todos os seres que vivem condicionados por horários e a adaptação demora vários dias.

Aguardemos a hora de Verão e entretanto poupemos energia, pelo menos enquanto há luz do dia… Temos poupança até 25 de março.

JML

Enviar