Parlamento dos Jovens

cartaz-2017-pjb

_

O programa Parlamento dos Jovens, iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos alunos de todo o país, tem este ano como temas: 40 anos de Constituição – Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!” (sessão do Ensino Básico 2º e 3º ciclos) decorre, como habitualmente, em três fases / sessões distintas: a Sessão Escolar (com a eleição de deputados jovens por cada escola e a aprovação de um Projeto de Recomendação sobre o tema em debate), a Sessão Distrital e, finalmente, a Sessão Nacional, que se realizará na Assembleia da República, previsivelmente, em abril / maio de 2017.

O nosso Agrupamento irá, mais uma vez, participar neste projeto que tem, entre outros, os seguintes objetivos:

– Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;

– Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;

– Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

– Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

Os alunos interessados em participarem no programa Parlamento dos Jovens 2016-17, devem organizar as suas listas de deputados candidatos à Sessão Escolar. Cada lista (a preencher em modelo próprio disponível na Secretaria de cada escola) deve ser composta por 10 alunos, que poderão pertencer a diferentes turmas/anos de escolaridade, e deverá apresentar as medidas (no máximo três), igualmente em modelo próprio, que correspondam à tomada de posição em relação aos temas em debate. Cada medida deve ser acompanhada de um argumento que a fundamente (sugestões de leitura e reflexão sobre o tema em http://www.jovens.parlamento.pt/ ). Os mandatos serão conferidos pela ordem de precedência.

Outras informações sobre o programa Parlamento dos Jovens 2016-17 estão disponíveis no site http://www.jovens.parlamento.pt/, com destaque para o Manual do Jovem Deputado (http://www.jovens.parlamento.pt/2016_2017/docs/Manual_jovem_deputado_basico_2016.pdf – Ensino Básico) para o Regimento (http://www.jovens.parlamento.pt/2016_2017/Basico/regimento.pdf – Ensino Básico).

 

A professora coordenadora

(ensino básico)

Patrícia Alves

Enviar