Dia da Reis no Polo da EBI de Colares

 

No dia 6 de janeiro comemorámos na nossa escola o Dia de Reis, lembrando a tradição dos Cantares de Janeiras. 

As Janeiras são uma tradição portuguesa antiquíssima. Formam-se grupos pequenos ou com dezenas de elementos que cantam e animam as localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central da povoação desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes.

Nos grupos de janeireiros, toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola, por exemplo.

Em muitas aldeias esta tradição mantém-se viva, especialmente no norte de Portugal e nas Beiras.

As pessoas visitadas são normalmente muito recetivas aos cantores e aos votos que lhes vêm trazer, dando-lhes algo e desejando a todos um bom ano.

 

_
Para abrilhantar esta quadra convidámos a cantora lírica Natália Brito e o pianista Francisco Sales que, mais uma vez, amavelmente aceitaram o nosso convite para mostrar um pouco daquilo que fazem (e tão bem), profissionalmente. Ouvimos, encantados, canções como “São os Reis”, “Natal de Elvas” ou “Hallelujah” a qual acompanhámos em coro e em animada cantoria. Um dos momentos mais divertidos foi quando cantámos a nossa versão da canção “Jingle Bells”.

Algumas das turmas apresentaram também cantigas aos restantes colegas, fazendo-se acompanhar de pandeiretas.

Para surpresa nossa, no final da manhã, recebemos a visita de um numeroso grupo de alunos e professoras da EPAV que veio cantar igualmente as Janeiras.

Foi um dia muito animado na nossa escola.

_

Nuno Fernandes

 

Enviar