M.A.S.M.O. – Peça de Fevereiro

F/LR/97/5 Faião, Sintra Séc. I d. C. Medida: 100 x 53 x 31 cm. Calcário

_

Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

Monumento funerário de Marcus Vettius Quadratus

Parte superior de estela funerária de topo arredondado, datável do século I d. C., que preserva o epitáfio e um florão       decorativo moldurado. O tipo de decoração apresentada surge apenas num outro exemplar do Município Olisiponense,   proveniente de Oeiras. Estes dois túmulos têm a particularidade de terem a face posterior polida, o que indica que todas as faces verticais estariam expostas, não estando encastrados nas paredes de outras estruturas.

A inscrição apresenta o seguinte texto em latim:

M(arcus) · VETTIVS · M(arci) [F(ilius)] / GAL(eria tribu) · QVADR[ATVS] / H(ic) · S(itus) · [E(st)] //
Tradução: «Marcus Vettius Quadratus, filho de Marcus, inscrito na tribo Galeria, está aqui sepultado.»

Através da análise da inscrição sepulcral sabemos tratar-se de um cidadão romano, pois apresenta três nomes (prenome, gentilício e cognome), filiação e a inscrição na Tribo Galéria – onde eram inscritos todos os cidadãos de Olisipo.

Este túmulo foi identificado em 1933, por Rosa Capeans, na povoação do Faião, estando então embutido na parede exterior de um palheiro. Desde logo foi recolhido por esta investigadora e incorporado no então Museu Etnológico Dr. Leite  Vasconcelos (hoje Museu Nacional de Arqueologia). Encontra-se cedido ao Museu Arqueológico de São Miguel de  Odrinhas, desde 1997, integrando hoje a sua exposição permanente.

 

Marta Ribeiro

Enviar