Tradução Automática Entre Chinês e Português

 

O projeto “CNPTDeepMT – Tradução Automática Profunda entre Chinês e Português no Domínio do eCommerce” é coordenado por António Branco, professor do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e será desenvolvido em colaboração com a Universidade de Zuzhou e o gigante chinês do comércio eletrónico Alibaba.

 

Esta parceria entre Portugal e a China foi iniciada com o projeto europeu de tradução automática QTLeap, igualmente coordenado por António Branco e que teve como consultor externo, Deyi Xiong, investigador principal da equipa chinesa neste novo projeto, iniciado em janeiro de 2017 e que tem a duração de três anos.

 

A investigação em tradução automática teve o seu início na década de 50 do século passado, sendo parte da área de Processamento de Linguagem Natural, que por sua vez se integra no domínio mais abrangente da Inteligência Artificial.

 

Para António Branco o CNPTDeepMT representa “um desafio científico e tecnológico não trivial e para o qual muito pouca investigação foi levada a efeito até agora, num domínio com um impacto societal muito elevado.”

 

+ Ciências

Ciências lidera novo estudo em tradução automática

Entrevista com António Branco – Tradução automática

 

Fonte da imagem: Carole Miles and Jo Decombe

Legenda da imagem: Logotipo do projeto – Teto do Templo do Céu, Pequim, China

Enviar