Uma Aula de Ciências Naturais

Um dos conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais, no 9º ano de escolaridade, foi o Sistema Cardiovascular. Assim, para perceber melhor o funcionamento do coração, e porque as aulas não têm que ser sempre teóricas, realizámos uma atividade prática muito divertida e interessante. No dia 20 de Janeiro, a professora levou para aula do 9ºB quatro corações de porco, dois para cada turno, pois era quarta-feira e a turma estava dividida em dois. O primeiro coração que retirámos do saco foi aberto pela professora que nos mostrou onde ficavam as aurículas, os ventrículos, as veias, as artérias e as válvulas, por onde saía o sangue e para onde ia, por onde regressava ao coração e por onde voltava a sair. Tudo coisas que já tínhamos visto nas aulas, mas que ficaram muito melhor percebidas e consolidadas quando vistas ao vivo. O segundo coração que retirámos do saco foi para nós, os alunos, explorarmos à vontade. Alguns com luvas, outros sem, todos mexemos no coração e tocámos nas veias, artérias e válvulas, que à primeira vista pareciam muito frágeis, mas que na verdade eram muito fortes.

Mais tarde, quando os alunos deste ano letivo já estavam a estudar o Sistema Respiratório, foi realizada outra atividade prática, de novo numa aula de turnos. A professora levou desta vez 4 pares de pulmões de porco para a aula, dois para cada turno. O primeiro pulmão que retirámos do saco, foi novamente aberto pela professora que nos mostrou onde ficavam os brônquios que ainda estavam ligados à traqueia. Fizemos uma experiência muito divertida: como o pulmão estava inteiro e sem cortes, e trazia a laringe e a traqueia agarradas, pegámos numa palhinha, colocámos metade dela dentro da traqueia e a outra metade cá fora e soprámos. Assim pudemos ver os pulmões a dilatarem cheios de ar e a esvaziarem de novo quando parávamos de soprar. Foi uma experiencia muito divertida e que provavelmente não teríamos de outra forma. O segundo pulmão que retirámos do saco foi novamente para explorarmos à vontade, alguns com luvas e outros sem elas. Foi fantástico sentir com as mãos a textura do pulmão e tocar-lhe enquanto esticava cheio de ar. De novo, com esta experiência, consolidámos e percebemos melhor, coisas que já tínhamos visto nas aulas. Estas foram duas aulas muito divertidas com as quais aprendemos imenso. Desta forma, acho que devíamos realizar mais aulas como estas!

_

Madalena Oliveira – 9ºB

Um comentário para “Uma Aula de Ciências Naturais”

  1. Muito orgulhosa dos meus alunos. Em especial pela Madalena que teve a ideia, escreveu o texto e organizou todo o material. Também é motivador para os professores terem alunos assim.

Enviar