A Feira Quinhentista

No passado dia 3 de junho, a Escola Básica Integrada de Colares viveu momentos mágicos através da recriação de uma Feira Quinhentista.

Esta iniciativa partiu de um projeto da turma de Percursos Alternativos, 7.º C, que, desde o começo do ano letivo, mostrou interesse e vontade em realizar um projeto, no âmbito da disciplina “Organização do Projeto de Turma” que não a envolvesse apenas, mas sim toda a comunidade educativa e também local.

Barraquinhas e Público

Assim, desde logo, os alunos lançaram mãos ao trabalho e fizeram uma vasta pesquisa a vários níveis: desde a gastronomia aos divertimentos, passando pela música e trajes. Conforme o projeto foi ganhando amplitude, foi preciso estabelecermos parcerias para que a Feira Quinhentista fosse realmente possível. Para isso, estabeleceu-se, ainda em setembro, uma parceria com a DGESTE, através da Drª Madalena Corvo que, sendo responsável pelo espólio dos trajes alusivos à comemoração dos 500 anos dos Descobrimentos Portugueses, logo se prontificou na cedência de todo o vestuário necessário. É de referir que para além dos fatos, também foi possível trazer uma série de equipamento (loiças de barro, tochas, cercas para os animais entre muitos outros utensílios) que permitiram uma maior envolvência dos que visitaram a feira no ambiente do final da Idade Média. Garantir a boa manutenção deste espólio é uma mais-valia para que as escolas possam continuar a desenvolver projetos similares a este. Sem ele, dificilmente as escolas públicas conseguem arranjar meios que permitam organizar e concretizar iniciativas que envolvam projetos de “ História Viva”.

As Danças

A esta parceria outras se juntaram como a Câmara Municipal de Sintra e Junta de Freguesia de Colares: a primeira forneceu a barraquinha para as vendas e a segunda colaborou não só com os cartazes publicitários do evento como na cedência de transporte para a deslocação do material vindo da DGESTE.

Uma palavra para a Associação de Pais da Escola (ASPES): desde o primeiro momento, a ASPES foi uma entidade parceira que acompanhou e deu inúmeras sugestões que permitiram levar a bom rumo uma iniciativa que de pequena passou para uma escala de grandes dimensões. Desde logo, mostraram a sua total disponibilidade para o que fosse necessário e contribuíram com várias ideias e iniciativas, permitindo toda uma logística que de outra forma dificilmente seria possível.

Algumas Personagens

O movimento Danças com História, foi outro dos nossos preciosos parceiros. A ajuda incansável da Presidente e Vice- Presidente  que se deslocaram à nossa escola para os ensaios dos alunos em duas danças da época permitiu que, no início da feira, o público pudesse assistir a um momento de grande dinamismo, magia e majestosidade. Para além da turma do 7.º C o momento de dança contou com alunos de várias turmas, desde o 6.º ao 9.º ano, tornando este projeto uma iniciativa que envolveu toda a escola.

Participaram também os alunos do 4.º ano da professora Mónica que, trajados à época aderiram àfesta com muita alegria.

Os Jogos

Um envolvimento desta dimensão não teria sido possível sem a participação e colaboração incansável e intensa dos funcionários da escola, dos professores, dos pais, dos alunos que desde a “montagem” da Feira até ao seu final, estiveram sempre presentes.

Os Animais

Foi um dia bem passado, recheado de momentos inesquecíveis, onde o presente recuou, ainda que por breves horas, ao passado e foi possível tornar a escola num local onde o “espírito quinhentista” esteve presente nos jogos tradicionais, nas vestes, na gastronomia e na música.

Uma iniciativa peculiar numa escola que se quer dinâmica e rica em iniciativas propiciadoras de um envolvimento da comunidade educativa e o meio envolvente.

_

Patrícia Alves

4 comentários para “A Feira Quinhentista”

  1. Parabéns pela iniciativa! Gostei muito!
    São experiências marcantes, que os alunos não esquecem.

  2. Mas que grande momento! Foi muito comovente ver tantos professores, pais, alunos e comunidade envolvente participarem nesta iniciativa. Foi um “Reviver o Passado, apreciando o Presente.” Um obrigada muito especial a todos os envolvidos e entidades parceiras sem os quais este evento não teria sido concretizável.

  3. Adorei. Momentos marcantes que ficam registados na nossa memória.
    Bem haja a todos que colaboraram para que este projeto tivesse tanto êxito.

  4. Grande projeto. Um momento de comunhão da comunidade de Colares. Um agradecimento muito forte a todos os que contribuíram para esta festa tão bonita e marcante. Fomos muitos.

Enviar