Caça ao Tesouro na Serra de Sintra

Nos dias 1, 5 e 16 de junho realizou-se mais uma edição da atividade de Geocaching*, “Caça ao tesouro na encosta da Serra de Sintra”, passando por Colares Velho, Gigarós e Penedo. Por entre caminhos de pé posto e estradões de terra batida e, por entre bosques de espécies autóctones e invasoras, participaram todas as turmas do 7º ano e o 9ºA, da escola EBI de Colares. Esta atividade contou também com a participação de oito Pais/Encarregados de Educação.

Com esta iniciativa, deu-se oportunidade aos alunos de conhecer alguns lugares e caminhos menos conhecidos na encosta da serra de Sintra, sensibilizando-os para a importância que a natureza tem no nosso bem-estar, complementada com a utilização das tecnologias, Smartphone e GPS, para fomentar o convívio e a prática de exercício físico.

Foi certamente um dia diferente que, o passeio complementado com a utilização das tecnologias, permitiu aos alunos conhecerem mais alguns recantos e curiosidades sobre a linda Serra de Sintra e que, já no passado, foi fonte de inspiração para muitos escritores e poetas.

_

Ilhas de Bruma
“Serra de Sintra, em ti se iam pousando

Os olhos dos mareantes que abalavam,
E só por fim ao longe adivinhavam
A pátria entre neblinas ondeando.

Pedras sagradas, foi-vos desgastando
O olhar de tantos olhos que choravam;
Fostes o adeus de todos que ficavam,
E a saudade dos outros, navegando.

Em ti, serra marítima e da Lua
Paira a Saudade como a maresia,
Mágoa de amor tão alta e tão serena.

E quem depois voltava à pátria sua,
Ao mesmo tempo lá das ondas via
Terra de Portugal e sua pena…”

Afonso Lopes Vieira (1878-1946)

_

Um agradecimento especial aos meus colegas pela colaboração e boa disposição, os professores Dulce Mariano, Helena Matos, José Maria Silva, Liliana Cabral, Miguel Cunha, Olinda Jarra, Patrícia Alves, Patrícia Silva e Teresa Fernandes.

*O Geocaching é uma caça ao tesouro dos tempos modernos, jogado ao ar-livre em quase todo o mundo com um dispositivo GPS. A ideia base do jogo é dirigir-se até umas coordenadas específicas e encontrar a cache (caixa) escondida nesse local. Cada cache poderá ter também uma descrição sobre o local, realçando aspetos, culturais, históricos ou paisagísticos. Fonte: Website Geocaching.

_

Florbela Ribeiro

Enviar